Pelo celular, usuários ficam sabendo como andam seus processos de registro na Jucemg

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.

Os usuários da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) vão poder acompanhar, pelo celular, o andamento de seus processos de registros mercantis, como abertura de empresas e alterações de sociedade e de endereço. É um projeto-piloto que, inicialmente, será gratuito e abrange todas as operadoras de telefonia móvel.
Para isso, eles precisam se cadastrar na Gerência de Protocolo, no saguão da Jucemg, avenida Santos Dumont, 380, entre as ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro, no hipercentro de Belo Horizonte. Preenchem um formulário de autorização para que a Jucemg possa enviar as mensagens.
No interior do Estado, os usuários - contadores, contabilistas, despachantes e empresários -, fazem também seu cadastramento nas unidades regionais de Juiz de Fora, Uberlândia, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Montes Claros. O cadastramento será ampliado depois para as 24 unidades do Minas Fácil.
Em cada alteração do processo, a Jucemg envia um torpedo SMS (Serviço de Mensagem Curta) para o celular cadastrado. O serviço faz parte das metas do Projeto Descomplicar, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), destinado a facilitar a vida do cidadão.
De janeiro a agosto de 2008, 563 mil processos foram protocolados na Junta Comercial, entre abertura de empresas, alterações, extinções, expedição de certidões e autenticação de livros fiscais.
 

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.