Jucemg: uma história construída ano a ano

Publicado em: 7 de Julho de 2020, há 3 anos.

Conheça a história da autarquia que completa 127 anos. 

1) A Criação

No dia 14 de novembro de 1893, o Diário Oficial Minas Gerais publicava o Decreto Estadual número 658 assinado pelo presidente do Estado, Afonso Augusto Moreira Pena, com os nomes dos integrantes da primeira diretoria da Junta Comercial de Minas Gerais. O grupo era composto por cinco deputados, dois suplentes e quatro servidores.

No dia 18 de novembro, do mesmo ano, em sua primeira reunião oficial, a Junta Comercial de Minas Gerais elegeu o deputado Eduardo Ferreira Barbosa presidente da entidade, que teve sua primeira sede na rua Tiradentes (hoje rua São José) em Ouro Preto, na época, a capital do Estado de Minas Gerais. Em 1896, a repartição foi transferida para o Largo do Rosário, no maior edifício particular da época em Ouro Preto, onde funcionavam os Correios e o Hotel Monteiro. 

Dentre as inúmeras funções desempenhadas pelas juntas comerciais brasileiras ao longo de sua história, uma das mais importantes foi certamente o registro de marcas e patentes. Encontra-se, nos arquivos da Jucemg, o registro, entre os anos de 1909 e 1924, de marcas e patentes de produtos mineiros. Um dos primeiros registros foi da Fábrica de Laticínios Liberdade, de Soledade de Minas.

 

Junta Comercial de Minas Gerais: Memória e História - 1893 - 2011
Organizadores: Airton Guimarães - José Eustáquio Oliveira de Souza
Editora Vega, 2011

Publicado em: 7 de Julho de 2020, há 3 anos.