Jucemg incorpora novo certificado digital em nuvem 

Publicado em: 17 de Dezembro de 2020, há 3 anos.

Até o momento, 331 assinaturas eletrônicas já usaram o novo certificado


Com o objetivo de melhorar e modernizar a qualidade dos serviços aos usuários, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais integrou mais uma autoridade certificadora de certificado digital em nuvem, o NeoID do Serpro. É mais uma opção para que empresários e contadores possam usar dispositivos móveis, como celulares, para assinar eletronicamente atos empresariais.

Até o momento, a Jucemg registrou 331 assinaturas pelo certificado digital em nuvem. Para Henrique Petrocchi, diretor de Integração, Negócios e Tecnologia da Jucemg, a integração com o Serpro para utilização do NeoID permite ampliar os serviços de assinaturas em nuvem pelo sistema da Jucemg. “Da mesma forma que as outras certificadoras, o NeoId vai facilitar o acesso aos serviços da Jucemg e permitir aos nossos usuários mais uma opção para solicitar os serviços da Jucemg, explica Petrocchi.

Thiago Soares Piculo, gestor do NeoID no Serpro, explicou sobre o certificado. “Os usuários da Jucemg passam agora a ter a opção de assinar documentos de forma digital pelo smartphone, tablet e computador, algo que antes era impossível”, informou. Esse novo certificado digital está integrado a 12 juntas comerciais do país.


 O certificado digital em nuvem dispensa a utilização de mídia física (Token ou Smartcard). O usuário poderá acessar o sistema de qualquer computador ou de um dispositivo móvel (celular ou tablet) para assinar documentos.  Esta tecnologia permite que o acesso possa ser feito de qualquer lugar, 24 horas e sete dias por semana, o que facilita ainda mais o registro digital. 

O certificado digital é a identidade digital de uma pessoa ou empresa no meio eletrônico.  Por meio dele, pode-se assinar documentos a distância com valor jurídico, sem a necessidade de reconhecimento de firma por um cartório, por exemplo. 

Desde setembro, a Jucemg usa esse novo tipo de certificado digital para assinatura de atos eletrônicos.  No Portal de Serviços, já está disponível a opção de assinatura de documentos com "Certificado Digital em Nuvem" com as opções de provedores. O usuário terá apenas de selecionar e seguir os passos indicados pela certificadora. Caso a certificadora do usuário ainda não esteja disponível, ele deverá enviar as informações da mesma para o “Fale Conosco” da Jucemg.

Publicado em: 17 de Dezembro de 2020, há 3 anos.