Palestras esclarecem função da Jucemg para universidades

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.

Uma série de palestras em universidades e escolas isoladas de nível superior está sendo ministrada pelos diretores da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). As primeiras unidades atendidas foram a Faculdade Milton Campos, a PUC Betim e a Universidade de Itaúna.
Os diretores palestrantes são o diretor Técnico Operacional, Alex Barbosa; a diretora de Registro do Comércio, Lígia Xenes; e o diretor de Projetos, Marcelo de Souza e Silva.
As palestras são para esclarecer a função da Jucemg, principalmente para os estudantes de Ciências Contábeis e de Direito, cursos que preparam diretamente os futuros usuários dos serviços oferecidos pela Junta Comercial.
 

Serviços

Em 2008, os serviços de maior impacto foram a implantação do Livro Digital e do Cadastro Sincronizado e a ampliação do Programa Minas Fácil, que chamaram atenção dos usuários e tiveram maior repercussão na imprensa.
O Livro Digital acaba, praticamente, com os pesadões livros contábeis enviados pelas empresas para serem autenticados pelos técnicos da Jucemg. Agora, essa autenticação é feita via internet. O serviço começou a atender as grandes empresas e, paulatinamente, vai atingir também as micro e pequenas empresas.
Já o cadastro sincronizado concentra na Jucemg toda a emissão de documentos para abertura e alteração de uma empresa: o Nire, da própria autarquia estadual, o CNPJ da Receita Federal do Brasil e as inscrições da Secretaria de Estado de Fazenda e das prefeituras.
E o Programa Minas Fácil permite ao empreendedor a abertura de uma empresa em, no máximo, oito dias após a entrega da documentação, contribuindo assim para gerar crescimento econômico, emprego e renda para a população.

Bloqueio de CPF
Os outros serviços oferecidos pela Jucemg são o bloqueio de CPF (Cadastro de Pessoa Física) para evitar abertura de empresa ‘fantasma’; pelo celular, o cidadão fica sabendo do andamento de processo de registro mercantil; e a emissão da certidão negativa de débito da Secretaria de Estado de Fazenda que não é mais exigida na hora de dar baixa (extinção) da empresa.
A Jucemg faz também a consulta para o usuário da certidão conjunta da Receita Federal/Procuradoria da Fazenda Nacional, da certidão de débitos previdenciários do INSS e do certificado de Regularidade (CRS) do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
As instituições de ensino de nível superior – públicas e privadas – podem agendar as palestras, através da Assessoria de Comunicação Social da Jucemg, pelo e-mail comunicacao@jucemg.mg.gov.br ou pelos telefones (31) 3235-2347/2349.

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.