Jucemg promove encontro online com prefeituras que aderiram à Redesim

Publicado em: 4 de Outubro de 2021, há 2 anos.

Objetivo da reunião foi explicar as competências dos municípios sobre o processo de registro e licenciamento de empresas pelo sistema nacional.

A Gerência de Integração (GIG) da Junta Comercial de Minas Gerais promoveu uma reunião online com as prefeituras recentemente integradas à Redesim.  Ao todo, dez municípios, dentre eles Conselheiro Pena, Pitangui e Urucuia, no Norte de Minas, participaram de um encontro que teve o objetivo de repassar orientações acerca da efetivação da política pública no âmbito municipal. Ao integrarem a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim, as prefeituras foram capacitadas, pela GIG, sobre as competências do município no processo de formalização de empresas, como a consulta de viabilidade locacional e o licenciamento, bem como as legislações referentes à lei nacional, além da possibilidade dos municípios terem acesso aos dados de empresas abertas, alteradas e baixadas de todos os tipos societários que possuem CNPJ e inclusive MEIs.

Na última semana de setembro, por exemplo, a cidade de Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro, foi integrada à Redesim, assim como neste último mês, os municípios de Planura, Iraí de Minas, Conselheiro Pena e Riachinho, somando 57 cidades que aderiram à Redesim em 2021, de um total de 365 municípios integrados.

Porta de entrada para efetivação da Redesim nos municípios, a cidade de Monte Alegre de Minas passou também a contar com os serviços de abertura e fomento de empresas da Sala Mineira do Empreendedor. A exemplo deste município, mais oito cidades inauguraram o projeto da Sala Mineira em setembro, somando 45 inaugurações até o momento, de um total de 299 salas em funcionamento. A Sala é uma idealização da Jucemg em parceria com o Sebrae/Minas, prefeituras e entidades parceiras.

Para o gerente de Integração, Gabriel Tavares, “o evento com os municípios foi uma oportunidade para apresentar também o Sisredesim como principal ferramenta de comunicação com os municípios e a ferramenta GLPI, para o envio de solicitações acerca da operação do sistema integrador estadual e os contatos da Gerência de integração”, explica.

Constituída pela Lei 11.598, de 3 de dezembro de 2007, a Redesim é responsável por estabelecer diretrizes e procedimentos para simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas e pessoas jurídicas no âmbito da União, Estados e Municípios. A Jucemg é a entidade responsável pela gestão dessa política em Minas. Para efetivar a lei nacional, a Jucemg desenvolveu um sistema informatizado, o Sistema Integrador Nacional, cujo objetivo é integrar todos os órgãos e entidades que participam do processo de registro e licenciamento de empresas.

Publicado em: 4 de Outubro de 2021, há 2 anos.