Acesso ao Portal de Serviços da Jucemg e Redesim passa a ser feito pela plataforma do governo federal

Publicado em: 19 de Janeiro de 2021, há 3 anos.

A partir de fevereiro, login Gov.Br vai unificar acesso aos serviços

A partir de fevereiro, o acesso ao Portal de Serviços da Jucemg e da Redesim MG passará a ser feito exclusivamente por meio do Login Gov.Br.  A iniciativa visa simplificar, para o cidadão mineiro, o acesso aos serviços públicos digitais das diversas esferas por meio de um login único, tendo como chave de entrada o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Atualmente, o login Gov.Br é utilizado de forma opcional pelos sistemas da Jucemg. O Diretor de Integração, Negócios e Tecnologia da Junta Comercial, Henrique Petrocchi, ressalta que parte dos serviços prestados na Jucemg pela Redesim, em virtude das etapas de integração com a Receita Federal, já submete os usuários a utilizarem o login Gov.Br. “Desta forma, na perspectiva do usuário dos serviços, não haverá grandes impactos”, avalia.

 

Login Gov.br

 

Com a digitalização acelerada no governo federal e a busca ampliada aos serviços do portal único Gov.Br, o cidadão precisava de uma solução para um dos grandes gargalos para acessar os serviços digitais: a necessidade de vários cadastros, logins e senhas para resolver suas demandas junto ao governo.

Com a criação do login único, esse problema está ficando para trás. Todos os dias, novos serviços são integrados à ferramenta e o cidadão só tem a ganhar com um canal que pretende ser o único para acessar os serviços do governo. 

Atualmente, milhões de brasileiros já têm acesso simplificado a mais de 800 serviços governamentais. Em maio de 2020, o login único atingiu a marca histórica de 60 milhões de contas e a média de contas criadas em 2020 chegou a 3,6 milhões por mês.

A adoção do Gov.Br está de acordo com as diretrizes de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo de Minas Gerais, que assinou com o Governo Federal o Acordo da Rede Gov, que prevê a utilização do login único Gov.Br.

Esclarecimento de dúvidas sobre o login Gov.Br pode ser encontrado no link: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/

 

 

Publicado em: 19 de Janeiro de 2021, há 3 anos.