Informações Sobre os Certificados Digitais Aceitos pela Jucemg

Certificado digital

O certificado digital é uma assinatura eletrônica com todas as informações do seu titular, válida para pessoa física ou jurídica.

Ele funciona como uma identidade virtual para a identificação segura do autor de uma transação ou mensagem. A tecnologia utiliza-se de chaves criptográficas em arquivo digital ou token para criar uma identidade exclusiva.

 

Tipos de certificado digital

Os certificados digitais possuem dois modelos, A1 e A3. Apesar de possuir a mesma função o que distingue um do outro é o local de armazenamento:

  • A1 – É armazenado diretamente no computador e pode ser utilizado em vários computadores simultaneamente por meio de um arquivo .pfx.
  • A3 – Pode ser armazenado em um cartão inteligente (necessita de uma leitora para uso), token USB e também no formato nuvem.

A plataforma da JUCEMG é compatível com os modelos citados acima, restringindo-se aos certificados em nuvem emitidos pelas seguintes empresas:

  • BIRD ID – certificado BIRDID
  • VALID – certificado VIDaaS
  • CERTISIGN – certificado remotID
  • SAFEID – certificado safeID
  • SERPRO – certificado NeoID

Assinatura Digital na Plataforma GOV.BR

A assinatura digital de documentos na plataforma GOV.BR, dispensa a aquisição de um certificado digital e a utilização de mídia física (Token ou Smartcard) para os atos de abertura, alteração e baixa de empresas.  

O recurso pode ser utilizado por meio de um computador ou de um dispositivo móvel (celular ou tablet). 

Para ter acesso à assinatura digital no GOV.BR, é preciso possuir conta Prata ou Ouro na plataforma. O acesso à assinatura eletrônica será disponibilizado no módulo de Registro Digital da Jucemg, ao lado das opções já disponíveis de assinatura via certificado digital e certificado digital em nuvem. Ao clicar na opção assinatura Gov.Br, o cidadão será automaticamente direcionado ao portal de assinatura eletrônica para concluir essa etapa.  

É importante ressaltar que as  três opções de assinatura (certificado digital, certificado digital em nuvem e assinatura Gov.BR) estarão disponíveis para escolha de preferência do cidadão. Em um mesmo processo inclusive, poderão ser utilizadas opções diferentes de assinatura a critério dos sócios, empresários, contadores, advogados e demais usuários.