Diretorias
Diretoria de Integração e Negócios e Tecnologia
Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças
Diretoria de Registro Empresarial
DIRETORIA DE INTEGRAÇÃO E NEGÓCIOS E TECNOLOGIA
Nome: Diretoria de Integração e Negócios e Tecnologia
Diretor: Henrique Peixoto Petrocchi da Costa.
Contato/Email:
E-mail: tecnologia@jucemg.mg.gov.br
Telefone: (31) 3235-2380
Setores vinculados e nome dos gerentes:
1 – Gerência de Tecnologia da Informação e Conhecimento. Gerente: Ana Paola Amaral Duarte
2 – Gerência de Negócios. Gerente:
3 – Gerência de Integração. Gerente: Gabriel Medeiros Pires Tavares
Funções e responsabilidades da Diretoria:
A Diretoria de Integração e Negócios e Tecnologia tem como competência implementar, gerir e avaliar a política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e os negócios relativos aos produtos dela gerados, bem como planejar, coordenar, acompanhar e avaliar a execução das atividades relacionadas com a integração dos serviços prestados de forma descentralizada, inclusos os relativos aos parceiros, com atribuições de:
I – propor política de informática e informação, a atualização tecnológica e outros recursos técnicos, bem como sua forma de gestão;
II – planejar, organizar, implementar, monitorar e avaliar as atividades de gestão de infraestrutura de TIC da Jucemg, observada a política de TIC do Estado;
III – planejar e coordenar as atividades relacionadas ao banco de dados, ambiente de rede e sistemas operacionais, inclusive os negócios a ele relativos;
IV – planejar e supervisionar as atividades relativas à segurança da informação;
V – estabelecer diretrizes relativas ao controle de contratos e convênios para fornecimento de informações constantes do Cadastro Estadual de Empresas (CEE);
VI – planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de TIC relativas ao CEE;
VII – elaborar e fornecer produtos derivados do tratamento dos dados do cadastro de registro mercantil e de agentes auxiliares de comércio;
VIII – acompanhar a execução de projetos e iniciativas de inovação no modelo dos serviços integrados, com vistas a garantir excelência no atendimento e rapidez na prestação dos serviços;
IX – manter intercâmbio e disponibilizar informações aos órgãos e as entidades que integram os serviços descentralizados;
X – gerir o sistema de informações pertinente a sua área de atuação, em articulação com as demais diretorias e com a Secretaria-Geral;
XI – difundir o programa de parceria e valorizar suas implicações no desenvolvimento socioeconômico do Estado;
XII – manter articulação com as demais unidades prestadoras de serviços descentralizados e integrados da Jucemg, visando ao funcionamento de forma sistemática;
XIII – coordenar o processo de viabilidade, instalação e operação dos serviços descentralizados, adotando as medidas cabíveis ao seu funcionamento.
Projetos em que está trabalhando:
Informações sobre empresas
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E FINANÇAS
Nome: Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças
Diretor: Gustavo Henrique Campos dos Santos.
Contato/Email:
E-mail: dpgf@jucemg.mg.gov.br
Telefone: (31) 3235-2350
Setores vinculados:
1 – Gerência de Contabilidade e Finanças - Mauricio Fabio Barbosa Pinheiro
2 – Gerência de Planejamento, Orçamento e Inovação de Processos - Paula Fernanda Araújo
3 – Gerência de Patrimônio e Logística - Jocelino Manoel Braga
4 – Gerência de Contratos e Convênios - Diego Rodrigues Athayde Vasconcelos
5 – Gerência de Recursos Humanos - Ruth Simone da Silva Campos
Funções e responsabilidades da Diretoria:
A Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças tem por finalidade garantir a eficácia e a eficiência do gerenciamento administrativo e assegurar o efetivo gerenciamento das ações voltadas para a gestão e o planejamento orçamentário e de aquisições, em consonância com as diretrizes estratégicas da JUCEMG, competindo-lhe:
I - coordenar a elaboração do planejamento orçamentário e de aquisições da JUCEMG, acompanhar e avaliar sua execução e propor medidas que assegurem a consecução dos objetivos e das metas estabelecidos;
II - coordenar a elaboração da proposta orçamentária da JUCEMG, acompanhar sua efetivação e respectiva execução financeira;
III - zelar pela preservação da documentação e informação institucional;
IV - planejar, coordenar, orientar e executar as atividades de administração de pessoal e de desenvolvimento de recursos humanos;
V - planejar, coordenar, orientar e executar as atividades de gestão de compras públicas, gestão logística e patrimonial, de viagens a serviço e concessão de diárias ao servidor;
VI - coordenar, orientar e executar as atividades de administração financeira e contabilidade da JUCEMG;
VII - orientar a elaboração de projetos na rede física e acompanhar os trabalhos de execução, definindo critérios para a padronização de máquinas, equipamentos e espaço.
Projetos em desenvolvimento:
Redução de Custo
• Destinação dos imóveis de propriedade da Autarquia (Melhor atendimento ao interesse público);
• Doações de bens patrimoniais inservíveis para a Jucemg em favor de outros Órgãos do Estado de Minas Gerais (Melhor atendimento ao interesse público);
• Planejamento e Modelagens de processos de compras públicas;
Elaboração de conteúdos de Ensino à Distância - EAD
• Detalhamento das tarefas de processos pelas unidades setoriais;
• Projeto de Capacitação para os servidores da Autarquia com tutores da Jucemg e Parceiros;
Governança e Contexto Organizacional
• Desburocratização e Simplificação de processos e serviços no formato digital;
• Elaboração de Relatórios Estratégicos Financeiros e Orçamentários para a Tomada de Decisão;
• Manutenção da Regularidade das Despesas Públicas.
DIRETORIA DE REGISTRO EMPRESARIAL
Nome: Diretoria de Registro Empresarial
Diretora: Lígia Xenes Gusmão Dutra
Contato/E-mail:
E-mail: registro@jucemg.mg.gov.br
Telefone: (31) 3235-2390
Setores vinculados:
1- Gerência de Atendimento ao Usuário. Gerente: Danielle Brugger Matias Souza
2- Gerência de Auditoria do Cadastro. Gerente: Aparecida Amanda Braga de Paiva
3- Gerência de Análise de Atos e Autenticação de Livros. Gerente: Vinicius Barbosa Mourão
4- Gerência de Acervo Documental. Gerente: Lizbete Pita Louredo
Funções e responsabilidades da Diretoria:
A Diretoria de Registro Empresarial tem como competência planejar, coordenar, avaliar e orientar os serviços de Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, garantindo a qualidade jurídica dos atos empresariais, com atribuições de:
I - formular planos e programas em sua área de atuação, observadas as orientações técnicas do DREI;
II - estabelecer as diretrizes e critérios relativos ao CEE, observadas as instruções normativas do DREI;
III - participar, em parceria com as demais diretorias, da gestão do sistema de informações pertinente a sua área de atuação;
IV - definir os procedimentos e uniformizar os entendimentos relativos ao exame de atos empresariais e documentos de interesse do empresário submetidos a arquivamento e na orientação dos usuários;
V - propor políticas e diretrizes para a difusão do conhecimento do registro do comércio e suas implicações no desenvolvimento socioeconômico do Estado;
VI - estabelecer canais permanentes de comunicação com os usuários da JUCEMG para identificar necessidades e atender às demandas;
VII - planejar, coordenar, orientar e avaliar a execução das atividades de registro empresarial desenvolvidas de forma descentralizada;
VIII - zelar pela coleta, conferência, cadastro e atualização de documentos digitais arquivados;
IX - atualizar o banco de dados para emissão das certidões simplificadas e de inteiro teor e elaborar as certidões específicas;
X - proceder a revisão dos atos empresariais, atuando como instância prévia a instauração do processo revisional de competência da Procuradoria.
Projetos em que está trabalhando:
Revisão dos Entendimentos
Atualização dos procedimentos de Registro Empresarial
Controle Efetivo das ocorrências anômalas nos processos de Registro Empresarial (redução do retrabalho)