CONSULTAR VIABILIDADE

O que é?

É uma pesquisa que permite verificar se o nome da empresa que se pretende abrir pode ser utilizado. Ou seja, trata-se de uma consulta nos registros da Jucemg sobre a existência de empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao nome empresarial que se quer utilizar.
O mesmo procedimento é feito quando se pretender alterar o nome de uma empresa já constituída, na ocasião da transferência de cartório para Jucemg, na transferência de sede de outro Estado para Minas Gerais e na abertura da 1ª filial em Minas Gerais de empresa com sede em outro estado.
Na consulta de viabilidade também é analisada a prévia de endereço junto à prefeitura – se a atividade pretendida pode ser exercida naquela localização pesquisada.
A consulta de viabilidade deve ser realizada nos casos de abertura de empresas, alteração de nome empresarial, alteração de endereço e de atividade econômica.


Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa interessada em abrir uma empresa ou alterar nome empresarial, endereço ou atividade econômica, transferir ou constituir filial em Minas Gerais.


Órgão responsável

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais - Jucemg


Etapas para realização deste serviço

1 Realizar a consulta de viabilidade

Acessar o Portal de Serviços, clicar em Viabilidade e preencher os campos solicitados.

DOCUMENTAÇÃO

Nenhum documento é necessário para a prestação deste serviço.

VALOR

Gratuito


Quanto tempo leva?

Até dois dias úteis.


Outras informações

Clique aqui para acessar o passo-a-passo e observações da consulta de viabilidade


Unidades onde o serviço é prestado

Município
Belo Horizonte, B. Barro Preto, Avenida Augusto de Lima, 1942 - CEP: 30190-008