Proteção do CPF

Proteção do CPF : Nova Funcionalidade da Receita Federal

A Receita Federal do Brasil lançou uma nova funcionalidade que promete revolucionar a segurança digital dos cidadãos brasileiros. Trata-se da "Proteção do CPF", um serviço auto explicativo e gratuito,  fácil de entender,  que oferece aos indivíduos a possibilidade de evitar que seus CPFs sejam incluídos de forma indesejada no quadro societário de empresas e outras entidades jurídicas em todo o território nacional.

Essa medida pioneira abrange todos os órgãos registradores, como Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e OAB, e se estende a todos os tipos jurídicos, incluindo Microempreendedor Individual - MEI e Inova Simples.

Com o CPF protegido, os cidadãos terão a tranquilidade de saber que suas informações pessoais estão seguras contra potenciais fraudes e uso indevido. No entanto, caso desejem participar de algum CNPJ, será possível reverter o impedimento de forma simples, acessando a mesma funcionalidade e alterando a situação.

Essa iniciativa representa um marco importante na proteção dos dados pessoais dos brasileiros, especialmente diante do crescente número de tentativas de fraudes e ameaças cibernéticas.

Desenvolver medidas proativas como essa se tornou fundamental para garantir a segurança e a privacidade das informações dos cidadãos.

Com o potencial de atender mais de 155 milhões de brasileiros, esse novo recurso é uma ferramenta poderosa na proteção da identidade e da segurança dos cidadãos no ambiente empresarial e digital do país

Para ter acesso a essa funcionalidade, os cidadãos podem acessar o Portal Nacional da Redesim (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim) e o canal de Serviços Digitais da Receita Federal (https://servicos.receitafederal.gov.br), selecionar a opção "Proteger meu CPF" e fazer login com sua conta GOV.BR.