Certidão Específica

1º Passo: Acessar o Portal de Serviços http://portalservicos.jucemg.mg.gov.br/Portal/

2º Passo: Efetuar o login no Portal digitando seu CPF e senha. 

3º Passo:Clicar em ServiçosWeb.

4º Passo: Clicar em “Certidão Específica digital e validada apenas pela internet”.

5º Passo: Clicar em Nova Solicitação.

6º Passo: Selecione 1 das 5 opções apresentadas: - Informações da empresa, - Titulares / Sócios / Administradores / Empresários, - Filiais, - Negativa de Empresa ou de participação de pessoa em empresa, - Leiloeiro/tradutor/Armazém Geral/Fiel Depósito.

7º Passo: Clique em “Solicitar”.

8º Passo: Preencha os campos solicitados na tela seguinte e clique em “Buscar”.

9º Passo: Conferir os dados e clicar em “Solicitar Serviço”.

10º Passo:Selecionar o requerente e clicar em “Confirmar”.

11º Passo: Conferir os dados e clicar em “Confirmar”.

12º Passo: Anotar o número de protocolo da solicitação, que também será encaminhado para o endereço eletrônico cadastrado no Portal de Serviços.

13º Passo: Efetuar o pagamento. Após recebimento do crédito pelo sistema da Jucemg, a certidão estará disponível no prazo máximo de 3 dias úteis e será retirada acessando novamente o Portal de Serviços da Jucemg, efetuando login digitando seu CPF e senha. Para finalizar, clique em 'Salvar Documento'. Aparecerá a tela com a opção de visualizar o documento ou salvar documento. Clique em “Salvar Documento” e salve em seu computador para impressão da certidão solicitada. 

Observações: O usuário receberá a situação do pedido da certidão no endereço eletrônico cadastrado no Portal de Serviços. É possível consultar o andamento do pedido acessando o “Portal de Serviços” > “Serviços Web” > “Certidão Específica digital e validada apenas pela internet” > “Consultar Solicitação” > informar o número do protocolo da solicitação e clicar em “Pesquisar”.



*Como validar a certidão?

1º Passo: Para validar a certidão, acesse o portal de serviço, pelo link https://portalservicos.jucemg.mg.gov.br/Portal/pages/imagemProcesso/viaUnica.jsf

2º Passo: Escolha a forma que pretende validar a certidão, clicando em “Validar Documento” ou “Validar por Upload”

3º Passo: Clicando em “Validar Documento”, digite o número do protocolo e a chave de segurança, que se encontra no rodapé da certidão e, após, clique em “Validar Documento”.
ou
- Clicando em “Validar por Upload”, selecionar o arquivo, buscando-o no local em que foi salvo anteriormente e, após, clicar em “Validar Arquivo”. 
*Outra maneira de validar a certidão é acessando o Portal de Serviços, com o seu CPF e senha. Após, deve-se clicar em “Validar Documentos” e aparecerão as mesmas opções descritas no 2º passo, que deverão ser seguidas.