Canais de Atendimento
1 - Atendimento Virtual:
a) Atendimento Digital
A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) implementou um novo fluxo de atendimento para tornar o suporte mais eficiente e ágil. Agora, os serviços estão divididos em três etapas, garantindo que sua demanda seja direcionada da melhor forma. Confira abaixo como acessar os atendimentos:
1ª ETAPA: Atendimento Inicial
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Acesse o site oficial da JUCEMG: www.jucemg.mg.gov.br
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Clique no ícone do chat localizado no canto inferior direito da página.
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Escolha entre atendimento via Chat Online ou WhatsApp.
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Selecione a opção desejada no menu interativo digitando o número correspondente.
Você pode navegar pelas opções e retornar ao menu principal quantas vezes forem necessárias até encontrar a informação desejada. Caso sua dúvida persista, siga para a próxima etapa.
2ª ETAPA: Fale Conosco
Se precisar de mais esclarecimentos, utilize o canal "Fale Conosco" no site:
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Role a página inicial até o final e localize o menu Acesso Rápido.
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Clique em Fale Conosco e preencha o formulário com seus dados.
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Escolha o assunto correspondente à sua solicitação e, se necessário, anexe documentos.
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Sua solicitação será analisada em até dois dias úteis.
3ª ETAPA: Agendamento de Reunião
Caso sua dúvida não tenha sido resolvida ou exija esclarecimentos mais detalhados, é possível agendar uma reunião online ou presencial:
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Reabra seu último atendimento no Fale Conosco e solicite o agendamento.
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O agendamento online será realizado em até dois dias úteis.
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Para reuniões presenciais, o prazo será de até cinco dias úteis.
b) Bloqueio de CPF: Solicitações de bloqueio de CPF deverão ser realizadas através do site da Receita Federal. Para ter acesso a essa funcionalidade, os cidadãos deverão acessar o Portal Nacional da Redesim e o canal de Serviços Digitais da Receita Federal, selecionar a opção "Proteger meu CPF" e fazer login com sua conta GOV.BR.
c) Desbloqueio total de CPF: Solicitações de desbloqueio total de CPF. Encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado fisicamente (link: Solicitar desbloqueio do CPF), digitalização do documento de identificação e um autorretrato (selfie) segurando o documento informado no formulário. Canal: bloqueiocpf@jucemg.mg.gov.br.
d) Compra de informações: Para adquirir informações sobre empresas e cooperativas, acessar um dos canais:
Clique Aqui para acessar o sistema pelo Chat Online
Clique Aqui para acessar o sistema pelo Whatsapp
Observação: Compra de certidões (Certidão Simplificada, Certidão Específica e a Certidão de Inteiro Teor, que é a própria cópia do documento arquivado) acesse o link: https://jucemg.mg.gov.br/servicos/20/OBTER+CERTIDÕES
e) Atendimento a Ofícios demandados por ORGÃOS PÚBLICOS: encaminhar e-mail para saucplenario@jucemg.mg.gov.br
2 - Atendimento Presencial na Sede da JUCEMG:
a) Protocolo de livros de leiloeiros e processos que não podem ser enviados de forma digital.
b) Desbloqueio total do CPF: apresentar documento de identificação oficial original e uma cópia.
c) Informações: dúvidas de documentação para registro, procedimentos sobre registro empresarial, certidões e serviços e uso dos sistemas (módulo integrador, viabilidade e registro digital).
- Presencial: horário de atendimento de 9:00 às 17:00 horas
3 - Contatos dos Órgãos Parceiros:
a) MEI (Microempreendedor Individual): Formalização e dúvidas relacionadas ao MEI, acesse: www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor
b) Prefeitura de Belo Horizonte: Dúvidas sobre a Consulta de Viabilidade no município de Belo Horizonte, entre em contato através dos seguintes canais de atendimento:
- E-mail: glapr@pbh.gov.br
- Telefone: 156
- Atendimento presencial na Central BH Resolve, de 8:00 às 17:00, nos setores Sala do Empreendedor para Atendimento de Micro Empreendedor Individual - MEI e Subsecretaria de Regulação Urbana, no 3° andar (Entrada pela Avenida Santos Dumont, 363 ou pela Rua dos Caetés 342, entre as ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo, Centro), mediante agendamento prévio, no site: www.agendamentoeletronico.pbh.gov.br
c) Secretaria de Estado da Fazenda: Dúvidas sobre Inscrição Estadual e taxa, entre em contato através dos seguintes canais de atendimento:
- Telefones: 155 (para todo o Estado de Minas Gerais) e (31) 3069-6601 para outros estados e países;
- Horário de Atendimento: de 7h às 19h, de segunda a sexta–feira (exceto feriado);
- Fale conosco: para esclarecimentos de dúvidas em geral, acesse: www.fazenda.mg.gov.br
d) Receita Federal do Brasil: Dúvidas sobre preenchimento da Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica (FCPJ), acesse:
- www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim
- Se necessário, consultar o endereço da Agência Fazendária no site para marcação de atendimento presencial.