Instruções para registro de processos de leiloeiros

1. Nomeação de Preposto (ATO 407 - Indicação de preposto de leiloeiro)

Petição, dirigida ao Presidente da Jucemg, contendo: nome do agente, endereço completo, número e data de matrícula, nome do indicado.

Deverá atender aos requisitos do artigo 67 da IN DREI nº 52/2022 de 29/07/2022.

Clique aqui para acessar o formulário nº 1

Clique aqui para acessar o formulário nº 2

Apresentar original e cópia de documento de identidade do preposto para que o agente público, mediante comparação, autentique a cópia ou cópia autenticada da identidade em cartório. Apresentar certidões negativas da Justiça Estadual e Federal no foro Cível e Criminal, correspondente à circunscrição em que o preposto estiver domiciliado, relativas ao último quinquênio.

2. Dispensa de preposto (ATO 408 - Dispensa de preposto de leiloeiro)

Petição, dirigida ao Presidente da Jucemg, comunicando a dispensa do preposto contendo: nome do agente, endereço completo, número e data de matrícula, nome do preposto destituído.

3. Pedido de licença ou afastamento (ATO 1881 - Documentos de interesse de leiloeiro)

Quando o leiloeiro precisar ausentar-se do exercício do cargo para tratamento de saúde, requererá licença às Juntas Comerciais, juntando atestado médico e indicando preposto, ou declarando, no requerimento, desde que data entrou em exercício esse seu substituto legal, se o tiver. O afastamento do leiloeiro do exercício da profissão, por qualquer outro motivo, será sempre justificado.

4. Cancelamento de matrícula (ATO 406 - Cancelamento de matrícula de leiloeiro)

a. Petição, dirigida ao Presidente da Jucemg, contendo: nome do agente, endereço completo, número e data de matrícula, o pedido de cancelamento;
b. Devolução dos livros para autenticação dos termos de encerramento;
c. Anexar carteira de exercício profissional.

5. Alteração da forma de garantia (ATO 1881 - Documentos de interesse de leiloeiro)

É permitido, ao leiloeiro, a alteração da forma de garantia, mediante requerimento dirigido à Junta Comercial, protocolado como Ato 1881 - Documentos de interesse do leiloeiro.



Observação: Toda petição deverá ser protocolada acompanhada de "Capa de Processo" e pagamento do preço devido.