Expedição de carteira de exercício profissional - informações e passo a passo

Expedição de carteira de exercício profissional

1. O que é:

. Documento de identificação expedido pela Junta Comercial que comprova o exercício da atividade profissional

2. Validade da Carteira:

. A validade e o uso da carteira estão vinculados à condição de empresário individual, de administrador de sociedade empresária ou de cooperativa, de tradutor e intérprete público, leiloeiro, trapicheiro e administrador de armazém geral.

3. Passo a passo para solicitar a Carteira de Exercício Profissional:

1) Emitir e pagar o DAE(Documento de Arrecadação Estadual)   - acessar Portal de Serviços:
(observação: anotar o número do DAE pois será necessário informar no pedido da carteira)

Para leiloeiro e tradutor: 

DAE online > Leiloeiro e Tradutor > Processos > Inserir nome e nº de matrícula e clicar em confirmar > escolher o ato 710 e clicar em avançar > escolher o requerente e clicar em avançar > conferir os dados e clicar em confirmar

Para empresário individual,  administrador de sociedade empresária ou de cooperativa, trapicheiro e administrador de armazém geral:

DAE online > Empresa com sede em MG (ou empresa com sede em outro estado) > Empresa já registrada > Informar os dados da empresa e clicar em pesquisar > selecionar a empresa > escolher o ato 710 e clicar em avançar > escolher o requerente e clicar em avançar > conferir os dados e clicar em confirmar

2) Após o pagamento do DAE acessar novamente o Portal de Serviços e clicar em Carteira Profissional.

3)Selecionar o tipo de carteira que deseja

4)Preencher o formulário solicitado. Obs: deverá ser informado o nº do DAE que foi pago. 

5)Clicar em "enviar formulário inicial" e "OK" na tela de confirmação. 

6)Clique em "selecionar ação" (botão que está à frente da sua solicitação).  

7) Nas opções do menu "selecionar ação", clique em download do requerimento a ser assinado digitalmente no gov.br  No formulário aberto, clique em fazer o download. Salve onde desejar em seu computador.

8) Feche a tela do formulário, e dentre as opções possíveis, selecione assinar digitalmente no gov.br ou acesse diretamente o link https://www.gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica   

9) Já no portal gov.br, em realizar a assinatura eletrônica de documentos, clique em iniciar. 

10)Faça o login no portal gov.br. Clique em escolher arquivo ou arraste e solte o arquivo do seu computador no campo correspondente. Carregado o arquivo, clique em avançar.

11)No retângulo escrito "área da assinatura", clique e arraste o retângulo para o formulário, onde está escrito "ASSINATURA DIGITAL GOV.BR". 

12)Clique em assinar. Na próxima tela clique novamente em assinar.  

13)Na próxima tela, clique em gov.br como provedor de assinatura. Um SMS com um código de validação será enviado para seu celular cadastrado no portal gov.br. Digite o código que chegou em seu celular, e clique em "autorizar", para autorizar a assinatura digital. Clique onde está o nome do arquivo ou no ícone do lado direito.  

14)Feche o portal gov.br e retorne ao Portal de Serviços, em "acompanhar minhas solicitações"

15)Em ações, clique em selecione ação e depois clique na opção upload do requerimento assinado (em verde). 

16)Na próxima tela clique em escolher ficheiro e selecione o arquivo de formulário assinado..  

17)Clique em enviar arquivo assinado digitalmente no gov.br. Aparecerá uma mensagem informando que "O arquivo foi enviado com sucesso. Será analisado e uma mensagem irá para o e-mail informando sobre a existência de alguma pendência ou aprovação do pedido." Clicar em OK.