Ficha cadastral -digital

1º Passo: Acessar o Portal de Serviços http://portalservicos.jucemg.mg.gov.br/Portal/

2º Passo: Efetuar o login no Portal digitando seu CPF e senha. 

3º Passo: Clicar em ServiçosWeb.

4º Passo: Clicar em Ficha Cadastral disponível apenas pela internet.

5º Passo: Realizar a busca da empresa digitando o nome ou parte do nome ou o NIRE ou o CNPJ da empresa.

6º Passo: Selecionar a empresa desejada.

7º Passo: Conferir os dados e clicar em Solicitar Serviço.

8º Passo: Selecionar o requerente e clicar em confirmar.

9º Passo: Anotar o número de protocolo da solicitação, que também será encaminhado para o endereço eletrônico cadastrado no Portal de Serviços.

10º Passo: Efetuar o pagamento. Após recebimento do crédito pelo sistema da Jucemg (mínimo de 1 hora e máximo de 24 horas, dependendo da conciliação bancária), acessar novamente o Portal de Serviços da Jucemg, efetuando login digitando seu CPF e senha.

11º Passo: Clicar em “Retirar Documentos”.

12º Passo: - Digitar o número de protocolo e os caracteres que aparecerem na imagem
- Clicar em “Pesquisar”. Aparecerá na tela um quadro de confirmação.
- Clicar em “Concordo”.

13º Passo: Para finalizar a retirada do documento clique em “Salvar Documento”. Nesse momento aparecerá a tela com a opção de visualizar o documentou ou salvar documento. Clique em “Salvar Documento” e salve em seu computador. 

Atenção: Ao tentar emitir a certidão, o sistema poderá gerar alguma inconsistência. Neste caso, a certidão será emitida no prazo máximo de 48 horas após a tentativa de retirada do documento no Portal de Serviços.



*Como validar a certidão?
1º Passo: Para validar a certidão, acesse o portal de serviço, pelo link https://portalservicos.jucemg.mg.gov.br/Portal/pages/imagemProcesso/viaUnica.jsf

2º Passo: Escolha a forma que pretende validar a certidão, clicando em “Validar Documento” ou “Validar por Upload” ou “Validar por Visualização”.

3º Passo: Clicando em “Validar Documento”, digite o número do protocolo e a chave de segurança, que se encontra no rodapé da certidão e, após, clique em “Validar Documento”.
ou
- Clicando em “Validar por Upload”, selecionar o arquivo, buscando-o no local em que foi salvo anteriormente e, após, clicar em “Validar Arquivo”. ou
- Clicando em “Validar por Visualização”, digite o número do protocolo e, após, clique em “Validar Documento”. 

*Outra maneira de validar a certidão é acessando o Portal de Serviços, com o seu CPF e senha. Após, deve-se clicar em “Validar Documentos” e aparecerão as mesmas opções descritas no 2º passo, que deverão ser seguidas.