Jucemg recebe elogios de usuários pela prestação de serviços

Publicado em: 24 de Abril de 2023, há 1 ano.

Atendimento prestado em tempo recorde e simplificação de procedimentos aliado à tecnologia são elogiados por cidadãos-usuários    

 

Um dos objetivos principais na prestação de serviço público é o atendimento rápido, em outras palavras, sem burocracia e eficiente, ou seja, resolutivo. A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, referência nacional na simplificação do ambiente de negócios, é também reconhecida pela qualidade do atendimento dispensado aos usuários. Isso tem sido possível devido ao investimento em tecnologia, o que proporciona atendimento célere e acessível, e, principalmente, ao comprometimento profissional e pessoal de todos os servidores da Jucemg.    

A simplificação de procedimentos aliada à tecnologia foi motivo de elogio para Luís Carlos, usuário de serviços da Junta Comercial. No contato com o “Fale com o Presidente”, canal de interlocução com o público externo, Luís Carlos comentou: “há muitos anos não utilizava os serviços prestados pela Jucemg e fiquei surpreso pelas facilidades nos procedimentos para encerrar e ou alterar as atividades registradas nesta entidade. Excelente, continua Luís, assinar documentos no GOV.br, que gera economia e praticidade”, completa. A plataforma GOV.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais.  Quanto ao “Fale com o Presidente”, desde que foi implantado no site jucemg.mg.gov.br, está aberto para receber sugestões, críticas, reclamações e elogios, sendo considerado uma ferramenta fundamental na proximidade e comunicação com os públicos interno e externo.    

Outra manifestação recebida é o caso de Ana Carolina Madeiro que enviou, no último dia 17 de março, um e-mail à Gerência de Contabilidade e Finanças (GCF), elogiando a prestação de serviços da autarquia.  “Agradeço a presteza na realização do atendimento, assim como a realização da restituição em tempo recorde.  A Jucemg sempre sendo exemplo de eficiência para todas as Juntas Comerciais do Brasil, relata no e-mail.”   

                Desde 2020, explica Paula Fernanda Araújo, gerente de Planejamento, Orçamento e Inovação de Processos (GPOIP), o serviço de restituição de taxas é prestado por meio digital, que vai ao encontro da diretriz estadual do processo de digitalização e transformação de serviços. “Tornar o serviço cada vez mais acessível ao público, com o uso de uma linguagem simples de comunicação e atendendo a demanda em tempo recorde, com certeza é um dos objetivos mais importantes da instituição”, afirma Paula.    

O processo de restituição de taxas ao usuário ocorre em duas etapas. A primeira refere-se à análise pela Gerência de Atendimento ao Usuário (GAU), da Diretoria de Registro Empresarial (DRE), sobre o pleito e a verificação da utilização da guia paga para (in) deferir a solicitação. A fase seguinte, em caso de deferimento, é o encaminhamento do processo à Gerência de Contabilidade e Finanças (GCF), da Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças (DPGF), para processamento do valor e crédito na conta bancária informada pelo usuário.   

Danielle Brugger, gerente de Atendimento ao Usuário, explica que a execução do processo possui um prazo previsto de dois meses, no entanto, comenta que “o empenho dos servidores da autarquia tem reduzido o tempo em média de sete a dez dias.  “A entrega de serviços com rapidez e eficiência é reconhecido pelos usuários que frequentemente elogiam a instituição. O trabalho é de todos,”, reconhece.   

Presidente da Jucemg, Bruno Falci, também comentou a respeito do reconhecimento dos usuários. “As manifestações representam o empenho diário dos servidores na busca de fazer com que a Jucemg seja uma autarquia cada vez mais eficiente e contribua de maneira efetiva para o crescimento econômico e social de nosso Estado”, completa.   

Publicado em: 24 de Abril de 2023, há 1 ano.