Missa pelos 130 anos da Jucemg reúne diretoria, servidores e parceiros

Publicado em: 6 de Julho de 2023, há 9 meses.

Diretores, vogais, servidores, parceiros e clientes da Junta Comercial de Minas Gerais prestigiaram, na noite de quarta-feira (5), a missa em ação de graças por ocasião do aniversário de 130 anos da autarquia. A celebração aconteceu na Igreja São Sebastião, no Barro Preto, em Belo Horizonte (MG).

A missa ocorreu na data exata em que a autarquia completou seus 130 anos de existência. A criação oficial da Jucemg é datada de 5 de julho de 1893, quando a capital do Estado ainda era Ouro Preto, onde a instituição funcionou nos seus primeiros anos.

Conduzida pelo padre Carlos Felipe, a missa começou às 18h30 em ponto. A secretária geral da Jucemg, Marinely Bomfim, leu mensagem onde relatava as origens históricas da Junta bem como a evolução do registro mercantil no país. A missa foi encerrada com uma mensagem do presidente da Jucemg, Bruno Selmi Dei Falci, reproduzida, na íntegra, logo abaixo.

“Nesse momento de celebração e agradecimento pelo aniversário da nossa querida Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, quero primeiramente agradecer a cada um dos colaboradores, os diretores e vogais, e também os funcionários terceirizados, pela dedicação e empenho no dia a dia.

Gostaria também de agradecer os parceiros da Jucemg.
Os empresários, os prefeitos, os nossos fornecedores.
Todos que nos ajudaram e ainda nos ajudam nesses anos todos.
Sem o trabalho em equipe, sem parcerias confiáveis, não seria possível chegar onde chegamos.

E chegamos muito longe.
130 anos de história.
130 anos de serviços prestados ao desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Tenho dito que presidir a Jucemg, especialmente neste ano em que a instituição comemora seus 130 anos, é, para mim, uma satisfação pessoal e uma honra muito grande.
Afinal, 130 anos não são 130 dias.
A Junta tem uma história de contribuição para a economia de Minas Gerais que começou antes mesmo da nossa querida capital, Belo Horizonte.
A capital foi criada em 1.897, enquanto a Junta nasceu quatro anos antes, em 1.893.
É, portanto, uma instituição que é, ao mesmo tempo, testemunha e protagonista da história e do desenvolvimento de Minas.
Isso nos deixa muito felizes e orgulhosos da missão que a Junta desempenhou e tem a desempenhar.

A autarquia sempre teve a marca do pioneirismo e da inovação.
Sempre trabalhou com visão de futuro.
Por isso é que hoje, quando alcança essa marca histórica, a Jucemg colhe aquilo que soube muito bem plantar ao longo de sua existência.
Simplificação em procedimentos, digitalização de processos, desburocratização, inovação em métodos, desenvolvimento de soluções, qualidade e eficiência no atendimento.
A Jucemg é hoje uma referência nacional.
Um exemplo.
Uma instituição que serve como guia de boas práticas no registro mercantil no país.

Muito nos orgulha também o papel que temos como agente indutor do desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
Não poderia ser diferente.
Felizmente, Minas encontrou o caminho para crescer com segurança.
Para desenvolver e progredir.
Nós, da Jucemg, temos muito orgulho em ser parte desse esforço.
Desde o início da nossa gestão, temos atuado em total sintonia com os objetivos traçados pela administração estadual, sob a liderança do governador Romeu Zema.
Acreditamos que o caminho apontado por Minas será o farol do futuro.
Esse caminho passa pela atração de empresas, pela criação de um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo.

Em Minas, no que depender da Jucemg, os empreendedores terão o caminho cada vez mais livre e seguro para investir.
Por isso, na Jucemg, a palavra de ordem é desburocratizar, facilitar a vida do empreendedor.
Gastar menos tempo com burocracia para ter mais tempo para o trabalho e a produção.
Gastar menos dinheiro com documentações para ter mais dinheiro para investir e prosperar.

Todos buscam o mesmo objetivo: crescer, prosperar e gerar emprego e renda para os mineiros.
Com essa determinação, não tenho dúvidas, Minas Gerais se fortalecerá cada vez mais como um Estado atraente para empreender, trabalhar, produzir, gerar emprego e renda, tributos, riqueza e desenvolvimento.
Essa será a contribuição da Junta Comercial de Minas.
Não tenho dúvidas de que, dessa forma, ganham os mineiros, ganha Minas Gerais, ganha o Brasil.

Parabéns, Jucemg!
Obrigado a todos!”

Publicado em: 6 de Julho de 2023, há 9 meses.