Com participação da Jucemg, acontece em BH encontro nacional para debater melhorias no registro e legalização de empresas no Brasil

Publicado em: 17 de Agosto de 2023, há 8 meses.

Dirigentes de várias juntas comerciais do país e representantes de diversos órgãos federais, estaduais e municipais estão reunidos em Belo Horizonte para o evento denominado Colabora - Conectando Experiências com o Portal de Negócios da Redesim.

Iniciado na manhã desta quarta-feira (16), o evento vai até a próxima sexta-feira, no auditório da Receita Federal do Brasil, no bairro Santo Agostinho.

O presidente da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Bruno Selmi Dei Falci, compôs a mesa de abertura, juntamente com a diretora do Drei (Departamento de Registro Empresarial e Integração), Amanda Mesquita Souto, e o diretor técnico do Sebrae-MG, Douglas Cabido, além de dirigentes da Receita Federal, Serpro e Receita Estadual.

Também participam do evento, pela Jucemg, o vice-presidente, Sauro Henrique Almeida, e o diretor da DINT, Henrique Petrucchi.

Objetivos

Organizado pela Receita Federal e pelo Serpro, o encontro tem como objetivo aprofundar o debate sobre o atual modelo de registro e legalização de empresas e negócios a partir do tema: "Processo de Registro e Legalização de Empresas e Negócios: como torná-lo ainda mais fluido, simples e transparente, considerando o ponto de vista do cidadão?".

O evento conta com a participação de diversos atores, tais como empreendedores de pequenos, médios e grandes negócios, advogados, contabilistas, órgãos licenciadores, juntas comerciais, cartórios, prefeituras, secretarias estaduais de Fazenda e municipais de Finanças para o aprofundamento no tema através de debates e oficinas colaborativas.

Portal de Negócios

Conforme os organizadores, o centro das discussões estará na escuta das principais dificuldades dos usuários finais da Redesim e na identificação dos pontos de melhoria dos processos.

Os frutos deste evento servirão como insumo para a construção do Portal de Negócios da Redesim. Trata-se, de acordo com os organizadores, de um projeto estratégico para o país, que visa implantar um processo estruturante que induza e acelere a modernização, simplificação e uniformidade do processo de abertura de empresas e negócios do Brasil, tendo o cidadão como ponto focal deste processo.

Publicado em: 17 de Agosto de 2023, há 8 meses.