Redesim avança no interior e já chega a 486 municípios mineiros

Publicado em: 25 de Setembro de 2023, há 7 meses.

Integração contribui para redução no tempo médio dispendido para abrir uma empresa, que caiu de 91 horas gastas em 2019 para atuais 27 horas

Localizado a 490 km de distância de Belo Horizonte, o município de Poté, no Vale do Mucuri, com pouco mais de 16 mil habitantes, possui hoje as mesmas facilidades para abrir e licenciar uma empresa que qualquer cidade de médio ou grande porte. Isso se deve ao ambiente simplificado promovido pela recente adesão do município à Redesim-MG, realizada no fim de agosto.  

Assim como Poté, outras 62 prefeituras aderiram à Redesim-MG somente esse ano, elevando para 486 o total de municípios integrados. As últimas adesões, além de Poté, foram Poço Fundo, no Sul de Minas, e Galileia, no Vale do Rio Doce, que formalizaram o ingresso no último dia 19 deste mês.  

A adesão dos municípios ao sistema integrado só traz ganhos, como explica o gerente de Integração da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Gabriel Tavares: “Ao aderir à Redesim, a prefeitura passa a cumprir todas as atividades de sua competência nos processos de abertura de empresas de forma integrada, ágil, simples e com segurança”.  

Vantagens e benefícios  

Com a adesão do município, o processo de registro empresarial se torna muito mais simples e fácil de ser feito, sem burocracia, já que o sistema integra digitalmente todos os órgãos e entidades públicas envolvidos no processo de legalização.  

"O maior beneficiário é o cidadão, que passa a ter acesso a um serviço público de mais qualidade, pois pode cumprir todas as etapas para a formalização do seu negócio pela internet, eliminando a necessidade de documentos em papel”, reforça Gabriel.  

Metas  

A adesão faz parte das metas pactuadas para 2023, conforme esclarece o gerente de Integração da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).  

“O avanço da Redesim em Minas Gerais só foi possível graças ao contato ativo feito pela Jucemg com as prefeituras, onde apresentamos como funciona o sistema informatizado para registro e legalização de empresas e também mostramos os benefícios da integração tanto para a prefeitura quanto para o cidadão”, comenta.  

Segundo Gabriel, esse trabalho se dá a partir da comunicação com os municípios por meio de capacitações e seminários presenciais e virtuais, bem como ações conjuntas com parceiros envolvidos no processo de formalização de empresas, em destaque a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Sebrae Minas.  

Expansão   

Com o avanço da Redesim, já são agora 486 municípios integrados ao sistema nacional. Há quatro anos, esse número era de 224 municípios, ou seja, o crescimento foi da ordem de 116%.  

"O alcance das metas reforça o compromisso e o foco da Jucemg no objetivo de desburocratizar e facilitar os caminhos do empreendedor mineiro, alinhado às estratégias do governo de Minas Gerais”, afirma o diretor de Integração, Negócios e Tecnologia da Jucemg (DINT), Henrique Petrocchi.  

A adesão crescente de municípios à Redesim também impacta positivamente no tempo gasto para abrir uma empresa em Minas. Somente nos últimos quatro anos, conforme Petrocchi, o tempo médio dispendido na formalização de uma empresa caiu 64 horas, passando de 91 horas gastas, em 2019, para 27 horas gastas atualmente.  

Apesar das metas atingidas, o gerente Gabriel Tavares comenta que é possível avançar ainda mais este ano. “Novas adesões dependem do cumprimento das etapas obrigatórias e condicionantes pelas prefeituras, entretanto, acreditamos que é possível chegarmos a 500 municípios integrados até o final do ano”, vislumbra.  

O que é Redesim?  

A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim, é responsável por estabelecer diretrizes e procedimentos para a simplificação e a integração do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas nos âmbitos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.  

A adesão do município à Redesim é gratuita e realizada 100% via internet.  

O gerente de Integração Gabriel Tavares explica que os documentos para a integração de prefeituras são enviados pelo SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Já as capacitações da Jucemg são realizadas no formato online e, na modalidade ensino a distância e reforçadas por meio de videoconferência.  

Para auxiliar as prefeituras na implantação, a Jucemg disponibiliza um tutorial no portal da Redesim-MG. Clique neste link para acessar.  

Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas pelo e-mail: integracao@jucemg.mg.gov.br.

Publicado em: 25 de Setembro de 2023, há 7 meses.