Sede da Jucemg ganha iluminação especial no mês do Outubro Rosa

Publicado em: 6 de Outubro de 2023, há 6 meses.

Fachada do prédio ficará iluminada na cor rosa com objetivo de reforçar a campanha mundial de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama 


A sede da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), em Belo Horizonte, adotará durante todo este mês uma iluminação especial em sua fachada, como parte das ações do Outubro Rosa, período especialmente dedicado à prevenção e diagnóstico precoce da doença. 

O objetivo da campanha, que acontece em nível mundial, é sensibilizar o público feminino para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. 

A iniciativa é uma ação conjunta entre a Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças (DPGF) - por meio da Gerência de Patrimônio e Logística (GPL) -, e a empresa EMC, proprietária do prédio. 

Dando início à ação, já no sábado (30/10), quatro películas de gel rosa foram aplicadas nas luminárias externas da fachada do prédio, que ficarão acesas à noite durante todo mês de outubro. 

Incidência da doença 

Segundo dados do Instituto do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. 

No Brasil, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres, após o câncer de pele não-melanoma. Em 2023, estima-se que ocorrerão 73.610 casos novos da doença. 

Movimento internacional

Em novembro de 2018, foi sancionada no Brasil a Lei nº 13.733, determinando que durante o mês de outubro, anualmente, sejam realizadas atividades para a conscientização sobre o câncer de mama, fortalecendo a campanha “Outubro Rosa”. 

O movimento internacional para a detecção precoce do câncer de mama foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida todos os anos. 

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. 

 

Publicado em: 6 de Outubro de 2023, há 6 meses.