Automatização das etapas municipais de abertura de empresas será pauta do 14º Encontro de Municípios Mineiros Integrados à Redesim

Publicado em: 20 de Outubro de 2023, há 6 meses.

Encontro promovido pela Jucemg em parceria com o Sebrae-MG e a Sede-MG será no próximo dia 26, via plataforma Teams

A Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) promoverá, no próximo dia 26/10, o 14º Encontro de Municípios Mineiros Integrados à Redesim. O evento será das 10h às 12h, via plataforma Teams, e terá como pauta única a apresentação do Projeto Redesim + Livre: Automatização das Consultas de Viabilidade e Licenças Municipais.

O projeto Redesim + Livre tem o objetivo de simplificar e agilizar a abertura de empresas nos municípios mineiros. A partir da plataforma, será possível a automatização de todas as etapas de competência da prefeitura para a abertura e legalização de empresas, tais como o processo de viabilidade locacional, a emissão de inscrições e de licenças municipais. Com isso, espera-se que uma empresa possa ser aberta em questão de segundos, dependendo do grau de risco do empreendimento.

A Jucemg disponibilizará o sistema às prefeituras, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e do Sebrae-MG. Os três órgãos terão representantes no encontro e vão falar sobre as funcionalidades e benefícios do sistema, os requisitos para adesão e como aderir.

A adesão ao sistema será totalmente gratuita para as prefeituras, bastando cumprir alguns requisitos relacionados à Redesim e à Liberdade Econômica para que estejam aptos para a implantação. A plataforma será ofertada a todos os municípios integrados à Redesim no Estado.

Gestora da Redesim em Minas Gerais, a Jucemg é responsável, por meio do sistema integrador estadual, de efetivar a Lei Federal 11.598/2007.

A Redesim tem o papel de integrar e agilizar os órgãos entidades federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de registro e licenciamento de empresas. Atualmente, mais de 480 municípios já se integraram à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios .

SERVIÇO
14º Encontro de Municípios Integrados à Redesim - Capacitação para a Sala Mineira do Empreendedor

Data: 26/10/2023
Horário: 10h às 12h
Participação: videoconferência (via plataforma Teams)
Palestrantes: Jucemg, Sebrae-MG e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG)
Público-alvo: gabinete, secretários municipais e servidores municipais responsáveis pela Sala Mineira do Empreendedor, Redesim-MG e Liberdade Econômica no município
Carga horária: 2h

Publicado em: 20 de Outubro de 2023, há 6 meses.