Programa Redesim + Livre é inaugurado com ativação de Patos de Minas

Publicado em: 20 de Fevereiro de 2024, há 2 meses.

Sistema permite automatizar todas as etapas municipais de abertura de empresas

Patos de Minas, no Alto Paranaíba, tornou-se o primeiro município mineiro a implementar o programa Redesim + Livre. A ativação aconteceu nesta segunda-feira (19/2), em solenidade na sede do Sindcomércio de Patos de Minas.

Resultado de parceria entre a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Sebrae Minas, a solução tecnológica permite a automatização de todas as etapas de abertura e legalização de empresas, no âmbito municipal, para os empreendimentos de baixa complexidade.

“O projeto Redesim + Livre já é considerado um divisor de águas quando se fala em formalização de empresas. É uma solução que entrega tudo que o empreendedor quer quando decide abrir um negócio nos dias de hoje: simplificação, agilidade, economia e segurança. Ganha Minas Gerais, ganham as prefeituras, os empreendedores e os cidadãos”, comemora a presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório.

Inscrições

Até o momento, 41 municípios mineiros já se inscreveram para receber a integração, sendo que Patos de Minas foi o primeiro a finalizar toda a etapa de documentação, habilitação e testes. Já em fase avançada de testes, os próximos municípios a serem ativados serão Frutal (Triângulo Mineiro), Pirapora (Norte de Minas) e Curvelo (Central).

Outros cinco municípios também já enviaram a documentação e deverão iniciar a fase de testes nos próximos dias: Franciscópolis (Norte de Minas), Poços de Caldas (Sul de Minas), Santos Dumont (Zona da Mata), São Joaquim de Bicas (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e Araguari (Triângulo Mineiro).

Presenças

A solenidade de ativação em Patos de Minas contou com a presença da Jucemg - representada pelo seu diretor de Integração, Negócios e Tecnologia (Dint), Henrique Petrocchi - e também da Sede, por meio do secretário executivo, Guilherme da Cunha Andrade, e do Sebrae Minas, com o gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Geraldo Alves da Silva.

Estiveram presentes ainda autoridades locais e representantes de diversos órgãos e entidades, dentre eles o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira; a vice-prefeita, Sandra Gomes; o superintendente de Melhoria do Ambiente de Negócios da Sede, Banes Junior, além da deputada estadual Lud Falcão.

Compareceram também a analista técnica de Negócios do Sebrae Minas, Jéssica Viana; a secretária Municipal de Administração, Ana Paula Lara Vasconcelos de Ramos; a encarregada da Sala Mineira do Empreendedor, Lara Gabrielle Soares Souza; e o presidente do Sindcomércio, Eduardo Soares.

Vantagens para o cidadão

Com o Redesim + Livre, os benefícios para o cidadão serão muitos, a começar pela agilidade em todo o processo de formalização das empresas, sendo possível que empreendimentos classificados como de baixo e médio risco estejam formalizados e prontos para funcionamento em poucos minutos.

Outra vantagem é a simplicidade do processo de abertura de empresas. As etapas são todas cumpridas em um ambiente informatizado único e intuitivo para o cidadão, com o detalhamento dos setores participantes e informações necessárias para a conclusão do processo.

Além disso, a solução traz mais segurança para abertura e legalização de empresas, pois o representante legal poderá solicitar e obter as licenças pela internet com a total segurança dos dados disponibilizados.

Destaque também para as vantagens em mobilidade, já que o empresário ou contador poderá abrir a sua empresa pela internet, de qualquer lugar, eliminando a necessidade de deslocamento presencial e o uso de papéis.

Benefícios para o município

Com a adesão ao novo sistema, os municípios passam a contar com inúmeros benefícios, dentre eles automatização do ambiente de negócios, unificação de documentos em um protocolo único, maior controle e conhecimento de todas as empresas e, claro, aumento da geração de emprego para as cidades contempladas.

Sem ônus para as prefeituras, os municípios que desejam aderir ao novo sistema devem cumprir requisitos relacionados à simplificação e à agilidade de fluxos e aos procedimentos para implantação.

Uma das exigências é a adesão ao programa Minas Livre para Crescer, do governo estadual. O programa auxilia os municípios a instituir a Lei de Liberdade Econômica em âmbito municipal, em consonância à aplicação das diretrizes federal e estadual, favorecendo assim o empreendedorismo local.

Apresentação

O projeto Redesim + Livre foi apresentado pela Jucemg em outubro do ano passado, em um encontro promovido pelo comitê gestor da Redesim-MG com os municípios integrados ao sistema nacional. Desde então, o projeto vem despertando atenção e adesão de novos municípios.

Mais informações sobre o projeto Redesim + Livre referente a requisitos para adesão, funcionalidades das prefeituras, benefícios e como aderir podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: https://jucemg.mg.gov.br/redesimmaislivre/.

Publicado em: 20 de Fevereiro de 2024, há 2 meses.