Em Varginha, Minas Fácil será inaugurado em 17 de novembro

Publicado em: 12 de Novembro de 2009, há 14 anos.

A 28ª unidade do Minas Fácil será inaugurada no dia 17 de novembro (terça-feira), às 11 horas, em Varginha, junto à regional da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), na rua São Paulo, 180, no centro daquela cidade do sul do Estado.

A solenidade terá as presenças do prefeito Eduardo Carvalho; da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; e do presidente da Jucemg, Ayres Mascarenhas.

A 29ª unidade (último do ano) será inaugurada em 11 de dezembro, às 11 horas, em Governador Valadares, no Leste do Estado.

Terceiro pólo

Varginha foi a terceira cidade mineira que mais abriu empresas, no período de janeiro a outubro de 2009, com 3.171 empreendimentos. Em todo o Estado, nos primeiros 10 meses de 2009, foram abertas 52.200 empresas com um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2008: 44.859 empresas.

Belo Horizonte lidera a abertura de empresas em Minas. De janeiro a outubro deste ano, foram 18.754 empresas. Em segundo lugar, Juiz de Fora com 3.446; em terceiro, Varginha com 3.171; em quarto, Uberlândia, com 2.791; em quinto, Montes Claros, com 2.658; em sexto, Governador Valadares, com 2.468; em sétimo, Divinópolis, com 1.807; em oitavo, Uberaba, com 1.782; em nono, Contagem, com 1.162; e, em décimo lugar, Poços de Caldas, com 1.133 empresas constituídas em 2009.

Taxas

As taxas para constituir uma empresa são as seguintes: na Jucemg - R$ 74,16, empresa individual; R$ 149,59, sociedade empresária (Ltda.) ; R$ 244,69, sociedade por ações (S/A); e R$ 208,75, cooperativa. Na Prefeitura de Varginha, o alvará de localização custa R$ 30,00. A Secretaria de Estado de Fazenda cobra uma taxa de R$ 183,14, quando não é micro ou empresa de pequeno porte.

O Programa Minas Fácil foi implantado para facilitar a abertura de empresas no Estado, no prazo máximo de oito dias. A constituição empresarial pode ser feita em uma das 27 unidades do programa, nas seis regionais da Jucemg, nas unidades de atendimento Uai/Psiu, além de Associações Comerciais e Industriais do interior do Estado conveniadas com a Jucemg.

As seis regionais funcionam nas cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Montes Claros. Além de BH, as outras unidades do Minas Fácil ficam em Araguari, Araxá, Betim, Divinópolis, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sete Lagoas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

Publicado em: 12 de Novembro de 2009, há 14 anos.