Minas Fácil já tem unidade em Varginha

Publicado em: 17 de Novembro de 2009, há 14 anos.

Ao inaugurar nesta terça-feira (17 de novembro) a 28ª unidade do Programa Minas Fácil em Varginha, no sul do Estado, o secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade, disse que o Minas Fácil tem contribuído para vencer a burocracia, “um mal ainda enraizado nos três níveis da administração pública”.

O secretário-adjunto acrescentou que o governo de Minas se preocupa em facilitar o registro empresarial, auxiliando “o empreendedor não só a montar sua firma, mas também a economizar tempo e dinheiro para movimentar documentos”.

Cadastro sincronizado

O diretor de Projetos da Jucemg, Marcelo de Souza e Silva, responsável pela operação do Minas Fácil em todo o Estado, destacou a pujança da economia varginhense que, este ano (janeiro a outubro), ficou em terceiro lugar no ranking das cidades mineiras que mais abriram empreendimentos - 3.171 empresas, só perdendo para Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Todo o processo de registro de empresas passa a ser concentrado na unidade de Varginha, através do cadastro sincronizado, sistema que veio facilitar a abertura de empresas, em sintonia com a Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda, Corpo de Bombeiros e a prefeitura municipal.

A meta do programa traçado pelo governador Aécio Neves é constituir uma empresa no prazo máximo de oito dias, “o que já estamos conseguindo em Belo Horizonte e em diversas cidades mineiras”, lembrou Marcelo de Souza e Silva.

A inauguração do Minas Fácil em Varginha foi na sede da Associação Comercial e Industrial. A unidade funciona no escritório regional da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), instalado há 30 anos no centro daquela cidade do sul do Estado.

Participaram da solenidade o vice-prefeito Marcos Paiva Foresti, representando o prefeito Eduardo Carvalho ‘Corujinha’; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Urbano, Dilzon Melo; o secretário municipal de Indústria e Desenvolvimento Econômico, Samuel Maganha; o presidente da Associação Comercial e Industrial, Aloysio Ribeiro de Almeida; e o vice-presidente do Indi, Eduardo Bernis.

As outras unidades do Minas Fácil ficam em Araguari, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

A 29ª unidade – última do ano - será inaugurada no dia 11 de dezembro, às 11 horas, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, no Leste do Estado.

Publicado em: 17 de Novembro de 2009, há 14 anos.