Redução no tempo de abertura de empresas é tema central de reunião Comitê Gestor da Redesim-MG

Publicado em: 30 de Setembro de 2024, há 4 semanas.

A redução do tempo gasto na abertura de uma empresa em Minas Gerais foi o principal ponto de pauta da 16ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Redesim-MG, ocorrida no último dia 26 de setembro, na sede da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), em Belo Horizonte.  

“Reduzir o tempo que se gasta para abrir uma empresa é, para além de um indicador de eficiência, também uma forma de endereçar ao empresário que, em Minas, nós somos aliados e incentivamos o empreendedorismo”, comentou a presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório, que também preside o Comitê Gestor.   

Mapa de Empresas  

Conforme explicou o diretor de Integração, Negócios e Tecnologia (Dint) da Jucemg, Henrique Petrocchi, a autarquia está atuando em várias frentes visando reduzir os prazos para a constituição de um negócio em território mineiro.  

O objetivo é melhorar a posição atual de Minas no Mapa das Empresas – um agregador nacional que compara o tempo gasto em cada Estado para que um negócio seja formalizado. “Estamos fortemente empenhados em reduzir o tempo dispendido na formalização de uma empresa em Minas e, para isso, atuaremos em todas as frentes possíveis”, declarou o diretor Henrique.   

Redesim + Livre  

Uma das principais apostas é a expansão do Projeto Redesim + Livre – a plataforma permite automatizar todas as etapas de abertura e legalização de empresas, no âmbito municipal, para os empreendimentos de baixo e médio risco, possibilitando a formalização de um empreendimento em questão de poucos minutos.  

Conforme estudos da Dint, nos municípios com a solução já implantada, o tempo gasto para abrir uma empresa caiu de 21,07 horas, em média, para apenas 1,10 hora, o que representa redução de 93%.  

Lançado em novembro de 2023, a plataforma já está implantada em 29 municípios e em estágio avançado de testes em outras 53 cidades. 

Como forma de envolver os municípios nesse objetivo, o Comitê Gestor deverá convidar gestores municipais para compartilhar boas práticas e entender os avanços do Estado, formado por 853 municípios.  

Outra frente será o planejamento para a implantação do uso de Inteligência Artificial para o registro empresarial com foco na redução dos prazos de registro.  

 

 16ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Redesim-MG 

Representações presentes  

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sede)  

Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG)  

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)  

Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad)  

Sebrae Minas  

Receita Federal do Brasil (RFB)  

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)  

Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG)  

Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ)  

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)  

Secretaria de Estado de Saúde (SES)  

Vigilância Sanitária (Visa)  

Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)  

Publicado em: 30 de Setembro de 2024, há 4 semanas.