Inaugurada a 29ª unidade do Minas Fácil em Valadares

Publicado em: 10 de Dezembro de 2009, há 14 anos.

A 29ª unidade do Programa Minas Fácil foi inaugurada na sexta-feira (11 de dezembro), em Governador Valadares. Passou a funcionar junto à regional da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), na rua Barão do Rio Branco, 471, no centro daquela cidade do Vale do Rio Doce, no Leste do Estado.

A solenidade foi realizada na Associação Comercial e contou com as presenças da prefeita Elisa Costa; do secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade;  do presidente da Jucemg, Ayres Mascarenhas; do vice-presidente João Bosco Torres; do diretor de Projetos, Marcelo de Souza e Silva; e do presidente da Associação Comercial, Edmílson Soares dos Santos; além de secretários municipais e outras autoridades.

Crescimento

Governador Valadares é a sexta cidade mineira que mais abriu empreendimentos, no período de janeiro a novembro de 2009, com 2.689 empresas. Em todo o Estado, nos primeiros 11 meses de 2009, foram abertas 58.768 empresas com um crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2008: 49.357 empresas.

Belo Horizonte lidera a abertura de empresas em Minas. De janeiro a novembro deste ano, foram 21.245 empresas. Em segundo lugar, Juiz de Fora com 3.817; em terceiro, Varginha com 3.616; em quarto, Uberlândia, com 3.129; em quinto, Montes Claros, com 2.971; em sexto, Governador Valadares, com 2.689; em sétimo, Divinópolis, com 2.030; em oitavo, Uberaba, com 1.954; em nono, Contagem, com 1.310; e, em décimo lugar, Poços de Caldas, com 1.248 empresas constituídas em 2009. Ipatinga ficou em 11º lugar com 1.246 novas empresas.

Taxas

As taxas para constituir uma empresa são as seguintes: na Jucemg - R$ 74,16, empresa individual; R$ 149,59, sociedade empresária (Ltda.) ; R$ 244,69, sociedade por ações (S/A); e R$ 208,75, cooperativa. A Secretaria de Estado de Fazenda cobra uma taxa de R$ 183,14, quando não é micro ou empresa de pequeno porte. A taxa da Prefeitura de Valadares varia conforme a área do empreendimento a ser criado.

O Programa Minas Fácil foi implantado para facilitar a abertura de empresas no Estado, no prazo máximo de oito dias. A constituição empresarial pode ser feita em uma das 29 unidades do programa, nas seis regionais da Jucemg, nas unidades de atendimento Uai/Psiu, além de Associações Comerciais e Industriais do interior do Estado conveniadas com a Jucemg.

As seis regionais funcionam nas cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Montes Claros. Além de BH, as outras unidades do Minas Fácil ficam em Araguari, Araxá, Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sete Lagoas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Publicado em: 10 de Dezembro de 2009, há 14 anos.