Jucemg recebe evento do Sinescontábil sobre inovações no registro empresarial e melhorias no atendimento ao cidadão

Publicado em: 31 de Março de 2025, há 2 dias.

Na manhã do dia 27 de março, o plenário da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais sediou o evento “Sinescontábil Convida: Conhecendo as Inovações da Jucemg”. Advogados, contadores, empresários e demais usuários dos serviços da autarquia estiveram presentes para conhecer as novidades e avanços implantados na Junta de Minas. 

A presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório, abriu o evento destacando a importância do encontro para “apresentar as iniciativas de inovação em curso na Jucemg e fortalecer a parceria com o Sinescontábil, ampliando o diálogo com os contadores, profissionais da mais alta proximidade com a Junta”. 

Patricia Vinte destacou ainda que “os resultados de 2024 demonstram que a Jucemg está no caminho certo”, mencionando o número expressivo de 99.070 empresas abertas no ano passado — uma média de 270 novos negócios formalizados por dia – configurando-se na melhor performance dos últimos dez anos. 

O presidente do Sindicato dos Escritórios de Contabilidade, Auditoria e Perícias Contábeis no Estado de Minas Gerais (Sinescontábil), Silvanio Oliveira dos Santos, ressaltou que a iniciativa “fortalece a troca de experiências e conhecimentos, além de contribuir para o desenvolvimento de soluções que facilitem o trabalho dos contadores”.  

Palestras destacam avanços no registro empresarial  

O evento contou com três apresentações técnicas sobre melhorias e inovações nos serviços da Jucemg. 

O primeiro a se apresentar foi o gerente de Análise de Atos Empresariais e Livros, Vinícius Mourão, que falou sobre registro automático e contrato padrão. Ele destacou que, desde sua implantação, em 2019, o registro automático cresceu mais de 225%, refletindo sua eficiência e ampla adesão. Vinícius também apresentou as mudanças previstas para os próximos meses, que irão uniformizar contratos e automatizar parte da análise dos registros, garantindo mais agilidade, eficiência e segurança ao processo. 

Em seguida, o diretor de Registro Empresarial, Gustavo Santos, apresentou o novo fluxo de atendimento da Jucemg, implementado no dia 10 de março. A mudança visa melhorar a experiência dos usuários, oferecendo mais autonomia na obtenção de informações e reduzindo o tempo de espera. 

Entre os destaques está a Árvore de Atendimento da Jucemg, um fluxo automatizado que orienta o usuário passo a passo sobre os serviços da autarquia, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Gustavo ressaltou ainda que a Junta Comercial realiza monitoramento constante para garantir a eficiência das novas ferramentas. 

Por fim, o gerente de Integração, Gabriel Tavares, apresentou os números da Redesim em Minas Gerais, que conta com 539 municípios integrados e os avanços do programa Redesim + Livre, lançado em fevereiro de 2024, presente atualmente em 50 cidades mineiras. 

Os municípios que aderem ao programa Redesim + Livre passam a contar com um sistema que automatiza todas as etapas municipais para abertura e legalização de empresas. Entre as principais funcionalidades estão a resposta automática e compulsória de viabilidade locacional e a emissão imediata da inscrição municipal e das dispensas para empreendimentos de baixo risco e MEIs. 

Desde sua implantação, o programa mais de 40 mil inscrições municipais foram emitidas de forma automática e mais de 18 mil viabilidades foram deferidas automaticamente. 

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar sugestões e melhorias. 

Publicado em: 31 de Março de 2025, há 2 dias.