Assembleia Legislativa aprova por unanimidade indicação de Patricia Vinte Di Iório para a presidência da Jucemg

Publicado em: 15 de Julho de 2025, há 1 dia.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (15/7), a indicação de Patricia Vinte Di Iório para a presidência da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). A executiva já vinha exercendo a função desde novembro de 2023, por nomeação do governador Romeu Zema, e foi sabatinada pela comissão especial da ALMG no último dia 9. 

Durante a sabatina, Patricia Vinte ressaltou o papel estratégico da Jucemg na modernização dos serviços de registro empresarial. Ela também destacou os avanços na digitalização de processos e o compromisso em reduzir prazos, especialmente em municípios que dependem da atuação conjunta com as prefeituras. 

A dirigente também afirmou que a Junta atua para agilizar prazos em municípios onde depende da atuação das prefeituras. Outro destaque de sua fala foi a proposta de consolidar a imagem da Junta como agente de desenvolvimento econômico e social, superando a visão tradicional de um “cartório”. 

Patricia Vinte é economista formada pela PUC Minas, com pós-graduação em Gestão de Pessoas pela UFMG e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. 

Atuou por mais de 30 anos em missões executivas no Brasil e no exterior pelo Grupo ArcelorMittal. Ela também integra entidades representativas da indústria, como a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Sindimesa (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Sabará). 

Com a aprovação, a Jucemg consolida sua direção em um momento de transformação digital e institucional, voltada para a simplificação do ambiente de negócios em Minas Gerais. 

Publicado em: 15 de Julho de 2025, há 1 dia.