Jucemg e BDMG firmam parceria para fortalecimento do ambiente de crédito

Publicado em: 19 de Agosto de 2025, há 1 dia.

Protocolo de Intenções visa agilizar registro de garantias em operações creditícias

 
A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) celebraram, em 19 de agosto, um protocolo de intenções para fortalecer a segurança jurídica nas operações de crédito realizadas com empresas mineiras. 

A iniciativa tem como foco principal viabilizar, de forma simplificada e célere, o registro de garantias como penhor ou cessão fiduciária de quotas e ações no âmbito do Sistema de Registro Mercantil (SRM). 

O documento foi assinado pela presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório, pelo vice-presidente, Iesser Anis Lauar, pelo presidente do BDMG, Gabriel Viegas Neto, e Vitor Martucheli, superintendente de Operações do BDMG. A solenidade foi acompanhada pela secretária-geral da Jucemg, Marinely Bomfim, pelo chefe de gabinete, Marcio Mourão, e pelos diretores da autarquia: Henrique Petrocchi, Gustavo Santos e Jocelino Braga. Pelo BDMG, acompanhou o gerente de Garantias, Lucas Menezes. 

Avanço institucional

A parceria foi formalizada a partir do Ofício JUCEMG/SG nº 32/2025, e permite que o bloqueio e o levantamento dessas garantias sejam realizados diretamente na ficha cadastral da empresa, conferindo maior transparência e publicidade ao processo. A medida representa um avanço institucional que favorece o ambiente de negócios em Minas Gerais e reduz entraves burocráticos para empresas que buscam crédito com o BDMG. 

Segundo Patricia Vinte Di Iório, a iniciativa reforça o compromisso da Junta Comercial com a modernização dos serviços públicos e a integração com os principais agentes de fomento da economia mineira: 

“Trabalhamos para que os serviços da Jucemg sejam cada vez mais ágeis, seguros e úteis ao empreendedor. Essa parceria com o BDMG é um exemplo de como a atuação conjunta entre instituições públicas pode gerar ganhos reais para o desenvolvimento do Estado”. 

Operacionalização

A operacionalização do serviço será feita por meio de novos eventos criados no SRM: o Evento 1915, para registro de penhor, e o Evento 1959, para levantamento da garantia. A orientação técnica às equipes da Jucemg já está em andamento, garantindo o correto tratamento dos pedidos de arquivamento apresentados pelos clientes do BDMG. 

Além disso, o texto das anotações será padronizado e constará nas certidões emitidas pela Junta, ampliando a segurança das informações perante terceiros. Também serão adotadas medidas preventivas em casos de alterações contratuais que envolvam as quotas ou ações já penhoradas, com comunicação ao banco em caso de inconformidades. 

Com essa medida, a Jucemg reforça sua missão de promover um ambiente de negócios mais eficiente e confiável, em alinhamento com as diretrizes do Governo de Minas. 

Para acessar o Procolo de Intenções assinado, clique aqui

Publicado em: 19 de Agosto de 2025, há 1 dia.