Jucemg emite novo alerta para sites falsos que simulam emissão de certidões 

Publicado em: 15 de Setembro de 2025, há 2 horas.

Autarquia dá dicas para evitar cair em golpes 

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) emitiu nesta segunda-feira (15) um novo alerta à totalidade da sua rede de usuários sobre a circulação de sites falsos que simulam o portal institucional da autarquia. 

O objetivo do alerta é destacar o principal objetivo dos golpistas: enganar usuários por meio da emissão de certidões fraudulentas e outros serviços irregulares. 

Segundo a Jucemg, a forma mais segura de evitar fraudes é conferir sempre se o endereço eletrônico termina com a extensão (.mg.gov.br), padrão que identifica páginas oficiais do Governo de Minas Gerais. 

“Sites que não possuem esse domínio não são administrados pela Junta Comercial e podem ser utilizados para a prática de golpes”, reforça a instituição no alerta. 

Certidões só pelo gov.br 

A Jucemg destaca que a emissão de Certidão Simplificada, Específica e de Inteiro Teor é feita exclusivamente pela assinatura digital do gov.br. 

Para isso, o acesso deve ser iniciado no site da Jucemg (www.jucemg.mg.gov.br), que redireciona o usuário para a plataforma oficial do governo federal. 

Todas as orientações sobre como requerer documentos de forma segura estão disponíveis na aba “Serviços” do site da autarquia. 

Como evitar cair em golpes 

Acesse sempre o site oficial: www.jucemg.mg.gov.br 

Não clique em links desconhecidos enviados por e-mail, mensagens ou redes sociais. 

Desconfie de páginas que não tenham o domínio (.mg.gov.br). 

Atendimento ao cidadão 

Para esclarecer dúvidas e orientar os usuários sobre os serviços disponíveis, a Jucemg mantém canais de atendimento: 

Atendimento virtual 

Fale Conosco 

Atendimento presencial 

Essas opções estão disponíveis no menu “Atendimento” do site institucional. 

Com o alerta, a Jucemg reforça seu compromisso em proteger os usuários e garantir a segurança no acesso aos serviços públicos digitais. 

 

 

Publicado em: 15 de Setembro de 2025, há 2 horas.