Jucemg consolida novo fluxo de atendimento para facilitar a vida do cidadão-usuário

Publicado em: 17 de Novembro de 2025, há 5 horas.

A Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) consolidou, ao longo deste ano, a implantação do novo fluxo de atendimento ao cidadão-usuário. O projeto, agora totalmente ativo, tem como foco modernizar processos, oferecer uma experiência mais ágil e eficiente, reduzir o tempo de espera e otimizar o uso dos recursos humanos.

Com a implementação do Mapa de Atendimento - antes denominado árvore de atendimento - e da produção de conteúdos educativos, além do uso complementar do sistema de agendamento, a autarquia vem ampliando a eficiência do atendimento, reduzindo filas e aumentando a satisfação dos usuários.

Ao longo dos meses, o Mapa de Atendimento foi reformulado com base na experiência prática e no monitoramento contínuo das demandas, sendo atualizado regularmente para garantir que continue atendendo às necessidades do cidadão e contribuindo para a melhoria dos serviços prestados.

O fluxo de atendimento está organizado em três etapas, permitindo que cada demanda seja direcionada da forma mais adequada. Confira como acessar os atendimentos:

 

1ª etapa: Atendimento inicial

  • Acesse o site oficial da Jucemg: www.jucemg.mg.gov.br;
  • Clique no balão vermelho localizado no canto inferior direito da página;
  • Escolha entre atendimento via WhatsApp ou Chat Online;
  • Selecione a opção desejada no Mapa de Atendimento, digitando o número correspondente.

Você pode navegar pelas opções e retornar ao menu principal quantas vezes forem necessárias até encontrar a informação desejada. Caso a dúvida persista, siga para a próxima etapa.

 

2ª etapa: Fale Conosco

Se precisar de mais esclarecimentos, utilize o canal "Fale Conosco" no site:

  • Role a página inicial até o final e localize o menu Acesso Rápido;
  • Clique em Fale Conosco e preencha o formulário com seus dados;
  • Escolha o assunto correspondente à sua solicitação e, se necessário, anexe documentos;
  • A sua solicitação será analisada em até dois dias úteis.

 

3ª etapa: Agendamento de reunião

Se sua dúvida não tiver sido resolvida ou exigir esclarecimentos mais detalhados, é possível agendar uma reunião online ou presencial:

  • Reabra seu último atendimento no Fale Conosco e solicite o agendamento;
  • O agendamento online será realizado em até dois dias úteis;
  • Para reuniões presenciais, o prazo será de até cinco dias úteis.

 

Importante:
O e-mail exigenciasrd@jucemg.mg.gov.br foi definitivamente desativado.

O atendimento às exigências de processo é realizado exclusivamente pelo Fale Conosco. Não se esqueça de informar o número do protocolo do seu processo ao preencher o campo mensagem.

Publicado em: 17 de Novembro de 2025, há 5 horas.