Redesim + Livre: abertura acelerada de empresas já é realidade em 115 municípios de Minas 

Publicado em: 24 de Novembro de 2025, há 2 horas.

Programa Redesim + Livre transforma ritmo de abertura de empresas, ao automatizar as etapas municipais 

 O programa Redesim + Livre acaba de alcançar a marca de 115 municípios em funcionamento, dos quais 75 foram implantados apenas em 2025. O número, que corresponde à meta estipulada para a evolução do programa este ano, foi alcançado com as adesões recentes dos municípios mineiros de Santa Vitória, São João da Ponte, Perdizes e Dom Silvério. 

Desenvolvido pela Jucemg em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e o Sebrae Minas, o Redesim + Livre automatiza todas as etapas municipais de abertura e legalização de empresas de baixo e médio risco, permitindo que um empreendimento esteja apto a funcionar em poucos minutos. 

Para a presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório, a expansão acelerada está diretamente ligada ao impacto percebido pelos municípios. 

“Cada nova adesão ao Redesim + Livre é mais um passo rumo a um Estado mais competitivo. Estamos promovendo uma transformação concreta na vida do empreendedor, reduzindo drasticamente o tempo de abertura de empresas e oferecendo um ambiente de negócios mais simples, rápido e seguro”, afirma. 

O gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares, destaca que a mudança já é visível na ponta. “É um avanço significativo na simplificação e desburocratização do ambiente de negócios no Estado. O tempo médio de abertura de empresas caiu de forma consistente nos municípios que utilizam o sistema”, observa. 

Desempenho e resultados: tempo de abertura cai pela metade 

O impacto do Redesim + Livre na agilidade do registro empresarial é expressivo. De acordo com o Mapa de Empresas – agregador comparativo federal -, em outubro passado, dos 25 municípios mineiros mais rápidos para abrir empresas, 19 utilizavam o sistema. 

Na região Sudeste, 14 dos 25 municípios mais ágeis são mineiros, sendo que apenas um ainda não aderiu ao programa. O município de Vazante ocupa o 1º lugar no ranking regional de rapidez na abertura de firmas. 

O Mapa de Empresas revela ainda o impacto no tempo médio de constituição empresarial. Enquanto em todo o Estado a média de tempo para abertura de empresa é de 18,9 horas, nos municípios com o Redesim+ Livre esse tempo cai para 8,8 horas. Ou seja, abrir uma empresa em cidades que utilizam o sistema é mais de duas vezes mais rápido. 

Esse desempenho é reflexo direto da automação das etapas municipais de consultas de viabilidade, emissão de inscrição municipal e alvarás para empreendimentos de baixo e médio risco. “O sistema garante agilidade, segurança e transparência, simplificando o processo de abertura de empresas sem burocracia”, reforça Tavares. 

No fluxo atual, antes mesmo do registro empresarial, o empreendedor recebe automaticamente a viabilidade locacional, confirmando se a atividade é permitida no endereço. Na sequência, são emitidos de forma automática a inscrição municipal e o alvará de localização e funcionamento. 

Benefícios do Redesim + Livre 

O Redesim + Livre traz agilidade na abertura de empresas e incentivo ao empreendedorismo formal, mas tem ainda outras vantagens, como, por exemplo, a transparência e rastreabilidade dos processos, fortalecendo o combate a empresas de fachada. E ainda o estímulo ao desenvolvimento econômico, com impacto direto na geração de emprego e renda dos municípios. 

A adesão  é gratuita e está disponível para todos os municípios mineiros integrados à Redesim. As prefeituras interessadas podem acessar o hotsite do programa Redesim + Livre, preencher um formulário simples e contar com suporte completo da Jucemg para a implantação, inclusive no cumprimento da Lei da Liberdade Econômica. 

 

Publicado em: 24 de Novembro de 2025, há 2 horas.