Minas Gerais amplia para 945 o número de atividades de baixo risco dispensadas de alvará de funcionamento

Publicado em: 9 de Dezembro de 2025, há 1 dia.

Comitê Gestor da Redesim-MG, coordenado pela Jucemg, aprova resolução que simplifica ainda mais a abertura de empresas no estado

Sob a coordenação da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), o Comitê Gestor da Redesim-MG aprovou, nesta terça-feira (9/12), a Resolução GCSIM nº 05, que amplia de 915 para 945 o número de atividades econômicas classificadas como de baixo risco no estado. Com a atualização, esses empreendimentos passam a ser dispensados da obtenção de alvará de funcionamento, simplificando ainda mais o processo de abertura de empresas em Minas Gerais.

A ampliação resulta de adequações promovidas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que atualizaram suas legislações específicas. 

A deliberação foi aprovada durante a 18ª reunião do Comitê Gestor, realizada na sede da Jucemg, em Belo Horizonte, e conduzida pela presidente da autarquia, Patricia Vinte Di Iório, que também preside o comitê. 

Visivelmente satisfeita com o avanço, Patricia Vinte destacou o impacto positivo da medida para o ambiente de negócios. “Encerramos o ano com mais uma entrega importante. O papel do estado é apoiar o empreendedor, como a Jucemg tem feito diariamente”, completou 

Comitê 

O Comitê Gestor da Redesim-MG é composto por representantes da Jucemg, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Vigilância Sanitária (Visa), além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), da Receita Federal do Brasil (RFB), da Associação Mineira de Municípios (AMM) e do Sebrae Minas. 

Participam também, como convidados, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ-Brasil) e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Publicado em: 9 de Dezembro de 2025, há 1 dia.