Jucemg lança etapa de pré-análise no Registro Digital para reduzir pendências

Publicado em: 23 de Dezembro de 2025, há 1 dia.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) segue investindo em melhorias para tornar seus serviços cada vez mais ágeis, modernos e padronizados. Para reduzir riscos de pendências nos processos protocolados, a autarquia acaba de lançar uma etapa opcional de pré-análise no Registro Digital. Agora, é possível identificar possíveis inconsistências entre o DBE, FCN e os contratos enviados antes de dar entrada no processo.

A nova funcionalidade está disponível, em caráter piloto, para constituições de Sociedade Empresária Limitada.

Segundo a gerente de Auditoria do Cadastro da Jucemg, Aparecida Paiva, a iniciativa representa um avanço significativo na qualidade e na celeridade dos registros.
“A pré-análise torna a conferência muito mais ágil e assertiva, porque antecipa para o usuário as divergências que seriam identificadas apenas na etapa de análise. Ao permitir que esses ajustes sejam feitos antes do protocolo, reduzimos significativamente as pendências, especialmente as relacionadas ao DBE, e evitamos retrabalho”, explica.

Até o dia 22 de dezembro deste ano mais de 211 mil processos retornaram com pendências, sendo 55 mil relacionadas ao DBE, o que corresponde a 26% do total - um cenário que a pré-análise busca reduzir de forma significativa. Aparecida destaca ainda, que a funcionalidade vai trazer ganhos não apenas para o usuário, mas para todo o sistema. “O processo chega mais correto à Junta, o que torna o registro da empresa mais rápido e traz mais previsibilidade para quem utiliza o serviço”, completa.

 

Como funciona?

  1. Preencha o DBE e a FCN normalmente

Realize o preenchimento dos dados no DBE da Receita Federal e na FCN, como de costume.

  1. Faça o upload dos documentos e assine no Registro Digital

Após anexar os arquivos e concluir a assinatura, você terá acesso a uma nova etapa.

  1. Pré-Análise Automática

Nesta etapa, os dados dos documentos enviados serão extraídos e comparados com as informações informadas no DBE e na FCN.

  1. Resultado da Verificação

O sistema exibirá se foram encontradas inconsistências ou se os dados estão coerentes.

  1. Decisão Consciente

Se não houver inconsistências, você pode seguir e clicar em “Enviar para a JUCEMG”. Se houver inconsistências, a Jucemg recomenda retornar e ajustar os dados antes do protocolo, evitando divergências no cadastro da empresa ou pendências futuras.
A decisão é sua: você pode seguir mesmo com alertas, ciente dos riscos.

Veja abaixo os benefícios da pré-análise:

  • Identificação rápida de inconsistências
  • Mais previsibilidade no processo
  • Menos retrabalho com assinatura do quadro societário toda vez que for enviar o processo para Junta
  • Redução de retrabalho e pendências futuras
  • Decisão consciente antes do protocolo

Antecipe-se e evite surpresas!

Publicado em: 23 de Dezembro de 2025, há 1 dia.