Jucemg completa 118 anos no dia 5 de julho de 2011

Publicado em: 4 de Julho de 2011, há 12 anos.

O início das comemorações dos 118 anos da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais ocorreu no dia 1º de julho, no auditório da Autarquia, com a presença da administração, dos vogais e dos servidores e colaboradores que fizeram e fazem parte desta história.

Foram lançadas como parte das comemorações as duas peças filatélicas, selo personalizado e carimbo comemorativo contando com a presença do Gerente Comercial dos Correios de Minas Gerais, Marcílio Marcatti Ferri, a nova logomarca da Junta; do portal eletrônico e da Escola Permanente.

Angela Pace, presidente da Junta Comercial, reafirmou, em seu discurso, os novos desafios para o segundo semestre: consolidar as ações que contribuem para geração de riqueza e trabalho no Estado.

Através da implantação do Sistema da Qualidade e do Minas Fácil Virtual: “Já estamos trabalhando para tornar a Jucemg a primeira instituição acreditada no Brasil e para a implantação do programa Minas Fácil Virtual para 50 municípios que não possuem unidades físicas”.

Com o sistema da qualidade na Jucemg, projeto ISO 9001/2008, garantiremos, além da padronização de processos, a integração de ações voltadas para a facilidade e agilidade na abertura, alteração, modificação e exclusão de empresas.

O Minas Fácil virtual proporcionará agilidade, praticidade e economia para o empresário, que contará, virtualmente, com a mesma rapidez e eficácia do programa Minas Fácil, que foi criado para simplificar e agilizar o processo de abertura de empresas no Estado”.

A comemoração também lançou oficialmente a Escola Permanente da Jucemg, que se baseia no conceito de educação continuada e visa capacitar servidores e colaboradores na prestação de serviço de qualidade, com agilidade e eficiência. Também, contempla atingir empresários e futuros empreendedores através de palestras e ações educativas que propagam informações sobre o registro empresarial e demais temas relativos à Junta Comercial. Só no primeiro semestre, a Jucemg realizou 15 treinamentos com seus servidores e colaboradores de todo Estado

Segundo o diretor de Gestão da Informação e Modernização, Alex Barbosa, que apresentou para os servidores e colaboradores a nova logomarca e o novo portal eletrônico, “essa mudança tem o objetivo de fortalecer o nome da Jucemg. O novo site está mais leve e com uma linguagem mais simples para facilitar a consulta e os serviços dos nossos usuários. Hoje, o site tem mais de 10 mil acessos por dia e é o cartão de visita da Junta Comercial”.

O grande destaque do site foi a criação do passo-a-passo, que vem explicando, de maneira simples e detalhada, os serviços mais procurados pelos usuários da Jucemg. Nesse primeiro momento, já estão disponíveis o processo de como emitir a certidão simplificada tradicional e digital, como constituir uma sociedade empresária limitada e a inscrição de empresário – documentos exigidos.

O mês de julho marca uma série de atividades que a Jucemg realiza em comemoração aos seus 118 anos. A Junta Comercial avança, de forma dinâmica, implantando ações inovadoras que promovem o nível de qualidade de seus serviços e integram suas atividades às necessidades dos usuários.

Caixa Estante - No mesmo dia, a Jucemg lançou o Mix Cultural, um espaço dedicado aos Trabalhadores Adolescentes da Assprom, para leitura e lazer. Na oportunidade, estiveram presentes representantes da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, para efetivar a parceria.
O serviço Caixa Estante, disponibilizado pela Biblioteca, visa levar leitura às instituições públicas, privadas ou não governamentais de acordo com o perfil dos leitores a serem atendidos.

História
A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais foi criada no dia 5 de julho de 1893, em Ouro Preto, capital do Estado. No dia 18 de novembro do mesmo ano, realizou-se a primeira reunião oficial. Em janeiro de 1901, duas sessões ordinárias assinalam o início das atividades da Junta Comercial em Belo Horizonte, sob a presidência de Oscar Trompowski. Desde setembro de 1972, tendo como presidente Renato Falci, a Jucemg funciona na Avenida Santos Dumont, 380 – Centro, Belo Horizonte.
Atualmente, a Jucemg tem como presidente Angela Pace, vice-presidente João Bosco Torres, Secretária-Geral Marinely Bomfim, diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, Eni Hermont; diretor de Gestão da Informação e Modernização, Alex Barbosa; diretora de Registro Empresarial, Lígia Xenes; diretor de Integração e Interiorização Wellington Campello; procurador-chefe Silviano Guimarães; auditor seccional Márcio Mourão e Chefe de Gabinete Nélia Borboleta.

Publicado em: 4 de Julho de 2011, há 12 anos.