Jucemg marca presença na Feira do Empreendedor 2012

Publicado em: 26 de Março de 2012, há 12 anos.

Belo Horizonte foi a primeira cidade a receber a edição 2012 da Feira do Empreendedor, que percorrerá ainda, outros treze Estados brasileiros ao longo do ano. O evento, realizado no Minascentro, entre os dias 20 e 24 de março, ofereceu para o público mais de 420 atividades de capacitação e orientação empresarial, entre oficinas, palestras, seminários, consultorias gerenciais e tecnológicas para quem quer abrir um negócio, melhorar a gestão de seu empreendimento ou ainda, buscar novas oportunidades para empreender.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais esteve presente durante os cinco dias da Feira, no “Espaço Parceiros”, prestando informações aos visitantes sobre abertura de empresas, formalização de negócios e demais temas relativos à sua área de atuação, com a técnica de Gestão e Registro Empresarial, Franciene Alípio e com o analista de Gestão e Registro Empresarial, Alberto Vieira.

No segundo dia do evento, que contou com um público de mais de seis mil pessoas, a Jucemg, representada por sua analista de Gestão e Registro Empresarial, Mariana Flores, ministrou palestra sobre “Registro de Empresas”, apresentando aos participantes o Projeto Estruturador Descomplicar, do Governo de Minas, que tem como objetivo facilitar as relações entre o Estado, as empresas e os cidadãos, com um ambiente favorável para abertura de novos negócios, gerando riqueza e criando trabalho para todos os municípios mineiros.

Mariana destacou o serviço Minas Fácil, que tem como objetivo reduzir a informalidade, atendendo o empreendedor de forma simplificada, interligando os principais órgãos públicos federais, estaduais e municipais envolvidos na abertura de empresas, explicando cada uma das quatro etapas necessárias para se formalizar um empreendimento: Consulta de Viabilidade, Cadastro Sincronizado da Receita Federal, Módulo Integrador e o registro da documentação em uma das unidades da Jucemg na capital ou no interior.

Segundo a analista, “90% das empresas existentes no Brasil são de micro ou pequeno porte, e por este motivo, a parceria entre a Jucemg e o Sebrae é importante para formalizar e gerir este forte segmento, responsável pelo desenvolvimento econômico do país”.

A “Rodada de Negócios”, espaço para pequenos fornecedores mineiros negociarem com grandes empresas compradoras nacionais, foi outro destaque do evento, que também contou com um representante da Junta Comercial. O gerente de Convênios e Contratos, Geraldo Nepomuceno, abordou o tema “Compras Governamentais”, orientando sobre compra de materiais, produtos e contratação de serviços no Portal de Compras de Minas Gerais, e recebeu em reuniões com duração de 30 minutos cada, sete empresas de diversos ramos, apresentando aos fornecedores em potencial, todo o processo de fornecimento para o Governo de Minas de maneira objetiva e prática.

Nepomuceno afirma que “as grandes empresas representam uma grande fatia do mercado consumidor, pois suas demandas por insumos são geralmente de alto volume e isto é interessante ao micro e pequeno empresário, que vê, nessas condições, o ambiente favorável ao seu desenvolvimento econômico e financeiro, criando oportunidades de expansão de suas atividades, a geração de novos empregos e circulação de riquezas”.

A Feira do Empreendedor 2012 revelou práticas sustentáveis para as micro e pequenas empresas, e trouxe para o público mineiro oportunidades de crescimento em um só lugar, desenvolvendo o empreendedorismo e tratando de temas como inovação, tecnologia, sustentabilidade, produtividade e formalização de negócios.

Esta é a oitava vez que Minas Gerais promove a Feira, que acontece de dois em dois anos nos Estados brasileiros desde 1994. Nesses 18 anos, foram realizadas 129 edições com a participação de mais de 12 mil empresas e de quase 2 milhões de visitantes.

Publicado em: 26 de Março de 2012, há 12 anos.