Governo de Minas e Jucemg lançam o serviço Minas Fácil para 59 municípios mineiros

Publicado em: 16 de Abril de 2012, há 12 anos.

O governador Antônio Anastasia e a presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, Angela Pace, lançaram no dia 13 de abril, no auditório da Jucemg, o serviço Minas Fácil para mais 59 municípios mineiros. Durante a cerimônia, que contou com a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, do secretário de Desenvolvimento do Norte de Minas e dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, Gil Pereira, de prefeitos e representantes dos municípios envolvidos e de servidores da autarquia, Angela Pace destacou a importância da expansão da Junta Comercial em Minas Gerais, principalmente para o norte, noroeste e vales do Jequitinhonha e do Mucuri, abrindo assim, as portas do desenvolvimento e colaborando para a redução da diferença econômica e social no Estado. “Quando cheguei na Junta Comercial, reparei no mapa de distribuição das unidades no interior e observei que a maioria das unidades estavam do centro para baixo. Na expansão, demos prioridade em beneficiar municípios das regiões desprovidas do serviço Minas Fácil. Através da Escola Permanente, servidores e colaboradores de todos os municípios foram capacitados pela Junta Comercial”.

O governador Antônio Anastasia, destacou a importância para o desenvolvimento econômico do Estado a redução do prazo para criação de novas empresas: “Sempre foi queixa dos empresários o fato de não conseguirem abrir as empresas. Com o Minas Fácil estamos dando oportunidade para que os mineiros contribuam para a prioridade absoluta de meu governo, a geração de empregos. Porque quem os gera não é o poder público, são os empresários. O poder público tem a responsabilidade de dar os instrumentos e fomentar essas iniciativas, e é isso que estamos fazendo”, afirmou.

O governador abordou também sobre o desafio de facilitar o fechamento de empresas em Minas Gerais. “Fechar uma empresa é demorado, pode levar até 1 ano, temos que reduzir esse tempo”. A Jucemg já trabalha nesse sentido e de acordo com a presidente, Angela Pace, a meta é reduzir esse prazo para, no máximo, 32 dias.

O Minas Fácil foi criado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio do Projeto Estruturador Descomplicar, e é um serviço prestado pela Junta Comercial em parceria com diversos órgãos - Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiro Militar e prefeituras municipais. Pelo Minas Fácil o empreendedor pode abrir o seu negócio de maneira simplificada e ágil.

As novas unidades Jucemg | Minas Fácil estão sendo instaladas nos municípios de Alfenas, Almenara, Araçuaí, Arcos, Barbacena, Boa Esperança, Bocaiuva, Bom Despacho, Brasília de Minas, Buritis, Carangola, Caratinga, Cataguases, Chapada Gaúcha, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Formiga, Grão Mogol, Guaxupé, Itabirito, Itamarandiba, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Joaima, João Monlevade, João Pinheiro, Juatuba, Lagoa da Prata, Leopoldina, Manga, Medina, Monte Carmelo, Monte Sião, Muzambinho, Nanuque, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Piumhi, Pirapora, Pompéu, Ribeirão das Neves, Rio Pardo de Minas, Sabará, São Francisco, Santa Rita Sapucaí, São João del Rei, Salinas, Santa Luzia, Sarzedo, Teófilo Otoni, Timóteo, Três Pontas e Unaí.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais é referência nacional. Por suas inúmeras iniciativas de desburocratização e busca pela eficiência em seus serviços, o Departamento Nacional do Registro do Comércio solicitou que transmita seu conhecimento tecnológico para as demais Juntas Comerciais do país de modo a agilizar a formalização de empresas nas esferas Federal, Estadual e Municipal, por meio do projeto Integrar. O projeto tem como objetivo implantar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

Publicado em: 16 de Abril de 2012, há 12 anos.