Jucemg viaja por Minas levando Arranjos Produtivos de Capacitação

Publicado em: 9 de Maio de 2012, há 12 anos.

Nas duas primeiras semanas de maio, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais promoveu outros dez Arranjos Produtivos de Capacitação. Com 59 novas unidades lançadas oficialmente no último dia 13 de abril, totalizando 91 postos de atendimento em Minas Gerais, a Jucemg tem levado cada vez mais conhecimento aos seus usuários em todo o Estado. Desta vez, as cidades escolhidas para receberem os APC’s foram Lagoa da Prata e Três Pontas (03/05), Arcos (04/05), Ituiutaba (07/05), Guaxupé e Diamantina (08/05), São João Del Rei e Joaíma (09/05), Jequitinhonha (10/05) e Teófilo Otoni (11/05).

Os Arranjos Produtivos de Capacitação contam com orientação técnica, palestras e material de apoio composto de cartilhas sobre abertura, alteração e extinção de empresas, e informações úteis para quem pretende abrir um estabelecimento ou melhorar a gestão de seus negócios, evitando assim, a mortandade dos empreendimentos nos primeiros anos de sua existência. Os APC’s são realizados junto a parceiros estratégicos, como o Sebrae MG, entidades de classe e prefeituras municipais.

Com a palestra “Registro Empresarial: conhecendo o serviço Minas Fácil”, contadores, advogados, empresários, estudantes e a sociedade de modo geral destas dez cidades mineiras, puderam conhecer de perto os serviços prestados pela Jucemg, bem como a importância destes serviços para os municípios.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, é responsável pelo registro público de empresas mercantis e em consonância com as políticas de desenvolvimento social e econômico do Estado, contribui de forma direta para a geração de riqueza e trabalho, fomentando, facilitando e simplificando o registro dos negócios.

Através do Minas Fácil, criado em 2004, com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão por meio do Projeto Estruturador Descomplicar, e executado pela Jucemg em parceria com diversos órgãos, os empreendedores mineiros ganharam um ambiente favorável para a abertura de empresas, com entrega da documentação em um único local, reduzindo os custos e os prazos para a formalização de empresas.

Para Claudenir José de Melo, prefeito de Arcos, “o governo de Minas Gerais é um governo de parceria, e a presença do Minas Fácil nos municípios tem o papel fundamental de facilitar a vida dos empresários e contadores que antes tinham que ir até cidades vizinhas para registrar seus documentos”. Claudenir fez questão de destacar o trabalho da presidente da Jucemg, Angela Pace, reconhecendo os esforços de sua gestão, “por investir em um serviço de tamanha eficácia e dinamismo como Minas Fácil, pois enquanto a média nacional para abertura de empresas é de mais de 100 dias, Minas Gerais tem como média, nove dias corridos”.

Somadas, as dez cidades que receberam os Arranjos Produtivos de Capacitação contam com mais de 25 mil empresas ativas em Minas Gerais, e para José Roberto Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico de Lagoa da Prata, “estes números expressivos demonstram o merecimento destes municípios em contarem com uma unidade da Jucemg, pois como o próprio nome já diz, o Minas Fácil veio para agilizar o registro das empresas, oferecendo aos empresários e contadores um serviço de melhor qualidade sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades, aumentando assim, o desenvolvimento e a economia local”. O secretário destaca ainda que, “o grande benefício do serviço é a agilidade e o melhor atendimento ao empreendedor, alinhado ao aumento da arrecadação, uma vez que mais empresas entram no campo da formalidade”.

Proposta inovadora, os Arranjos Produtivos de Capacitação contribuem de forma direta para a geração de riqueza e trabalho e acontecem, de forma contínua, em todo o Estado pela Jucemg, através de sua Escola Permanente.

Próximos APC's

Os próximos APC's serão realizados em Juatuba (15/05), Janaúba (16/05), Lavras (18/05), Ouro Preto (23/05), Carangola (24/05), Monte Carmelo (25/05), Piumhí (28/05), Formiga (29/05) e Bom Despacho (30/05).

Publicado em: 9 de Maio de 2012, há 12 anos.