Arranjos Produtivos de Capacitação levam conhecimento para empreendedores de todo o Estado

Publicado em: 10 de Maio de 2012, há 12 anos.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais é uma instituição que trabalha para o desenvolvimento econômico do Estado. Além de expandir seu atendimento para vários municípios mineiros, a Jucemg fortalece seu propósito de trabalhar em prol da educação continuada nos assuntos relativos ao seu campo de atuação. Por meio de sua Escola Permanente, está realizando os Arranjos Produtivos de Capacitação (APC’s) em diversos municípios mineiros, junto a parceiros estratégicos, como o Sebrae MG, prefeituras e entidades de classe. Através de encontros, treinamentos, palestras e cartilhas, a autarquia oferece orientações úteis para quem pretende abrir uma empresa, melhorar a gestão de seus negócios e necessita ampliar conhecimento sobre Registro Empresarial.

Nos três primeiros meses de 2012, seis APC’s foram realizados no Estado. Em fevereiro, Uberaba e Belo Horizonte receberam as palestras que trataram do serviço “Minas Fácil” e da “Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli”, nova modalidade jurídica que entrou em vigor em janeiro deste ano. No mês de março, “O Novo Código Comercial” e “Registro de Empresas” foram os temas abordados nos dois APC’s realizados na capital, enquanto os municípios de Ribeirão das Neves e Monte Sião receberam as palestras “Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli” e “Conhecendo o serviço Minas Fácil”, respectivamente.

Em abril, sete cidades receberam os APC’s. Ubá contou com palestra “Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli”, e nas cidades de Pompéu, Cataguases, Almenara, Conselheiro Lafaiete, Medina e Ouro Branco, “Conhecendo o serviço Minas Fácil” foi o tema apresentado para o público, que pode conhecer de perto o serviço que desde 2004 facilita o processo de abertura de empresas no Estado, proporcionando o crescimento das atividades econômicas nos municípios, o aumento da oferta de trabalho, a redução da informalidade e de custos, agilizando e simplificando processos.

No mês de maio, as atividades de capacitação continuam por diversos municípios mineiros. Lagoa da Prata e Três Pontas (03/05), Arcos (04/05), Ituiutaba (07/05), Guaxupé e Diamantina (08/05), São João Del Rei e Joaíma (09/05), Jequitinhonha (10/05) e Teófilo Otoni (11/05) são as próximas cidades que receberão os APC’s.

Destinado a representantes de entidades de classe, prefeituras, órgãos governamentais, estudantes, contadores, empreendedores, empresários, e à sociedade de modo geral, os Arranjos Produtivos de Capacitação têm como objetivo, fortalecer e estimular o desenvolvimento sustentável das empresas de Minas Gerais, contribuir para o sucesso dos novos empreendimentos, minimizando o quantitativo de empresas que encerram suas atividades e levar conhecimento aos usuários da Jucemg em todo o Estado.

Publicado em: 10 de Maio de 2012, há 12 anos.