Café Empresarial apresenta soluções empreendedoras em Juatuba

Publicado em: 16 de Maio de 2012, há 12 anos.

Na última terça-feira, 15 de maio, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais promoveu um novo Arranjo Produtivo de Capacitação, em parceria com o Sebrae MG, Fecomércio, Senac, CDL e Prefeitura Municipal. O “Café Empresarial”, realizado no auditório da Faculdade J. Andrade em Juatuba, contou com a presença do prefeito do município, Antônio Adônis Pereira, dos secretários municipais Gustavo Florêncio (Governo) e Ademilson Fagundes (Desenvolvimento Econômico Sustentável), do presidente do Sindicato Patronal do Comércio, Helvécio Siqueira Braga e de mais de 60 empresários e empreendedores que puderam conhecer os projetos e ações direcionadas ao desenvolvimento econômico e sustentável do município.

Para o prefeito Antônio Pereira, esta ligação direta com os empreendedores é de extrema importância para o município, visto que “é a comunidade que impulsiona o crescimento da cidade”. Antônio destacou que não quer que Juatuba cresça a qualquer custo, mas que “aposta nas micro e pequenas empresas e na capacitação de seus gestores, pois são estas empresas que geram emprego e renda para o município”.

Antônio Faleiro, presidente da CDL Juatuba destacou a relevância da consolidação de parcerias, destacando o associativismo, como fator fundamental para “unir forças em prol do interesse comum para o crescimento e desenvolvimento local”.

Vinícius Mourão, gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais da Junta Comercial, ministrou a palestra “Registro Empresarial: conhecendo o serviço Minas Fácil”, apresentando para o público presente, o serviço responsável por agilizar e desburocratizar os processos de abertura e formalização de empresas em Minas Gerais, que está em funcionamento no município desde fevereiro deste ano. Com pouco mais de 22 mil habitantes, Juatuba tem mais de 930 empresas ativas registradas na Jucemg e tem aberto em média, 15 empresas por mês. Vinícius destaca que “a grande importância dos APCs é apresentar as facilidades do serviço Minas Fácil para os usuários, orientando-os sobre registro, formalização e gestão de empresas, evitando que elas encerrem suas atividades e que contribuam para a geração de riqueza e trabalho nos municípios”.

Mário Henrique de Melo, diretor do Senac Betim apresentou o “Projeto de Choque de Gestão”, destacando que o grande papel da instituição no evento foi de “contribuir para o desenvolvimento da sociedade empreendedora através de ações inovadoras, capacitando os profissionais e dando a eles, oportunidades de desenvolver novas competências”.

Para Ademilson Fagundes, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do município, “todas as cidades precisam caminhar para um alvo e no caso de Juatuba, é indispensável um tratamento diferenciado e favorecido para as micro e pequenas empresas, desonerando a carga tributária e estimulando o empreendedorismo”. Fagundes ressalta ainda, que “a Prefeitura tem o papel essencial de ajudar as MPEs, pois elas representam quase 100% das empresas presentes nas pequenas cidades, e fazem com que os recursos financeiros permaneçam girando na economia local, gerando investimentos duradouros e com identidade cultural”.

Fechando os trabalhos, Roque Eloi Trindade, consultor do Sebrae apresentou o “Projeto de Desenvolvimento Sustentável Econômico do Comércio de Juatuba”, destacando as quatro maneiras de aumentar o faturamento das empresas: ativação da carteira de clientes (aumento do número de visitas), conversão (transformar tráfico de clientes em vendas), aumento do ticket médio (valor médio de compras por cliente) e frequência de compra do cliente. Roque conclui que a participação do Sebrae pode “promover a inserção competitiva e sustentável das micro e pequenas empresas do segmento de comércio através do fortalecimento das vendas”.

Através dos Arranjos Produtivos de Capacitação, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais firma parcerias e contribui de maneira direta para a geração de riqueza e trabalho por todo o Estado, preparando empresários e empreendedores com as melhores práticas e ferramentas de gestão de empresas, além de orientar e informar de maneira clara e simplificada os procedimentos para o registro dos atos empresariais, contribuindo assim, para um melhor entendimento de seus usuários e maior qualidade de seus serviços prestados.

Publicado em: 16 de Maio de 2012, há 12 anos.