Jucemg promove capacitação para alunos de Curso Técnico em Contabilidade de Ituiutaba

Publicado em: 16 de Maio de 2012, há 12 anos.

Na última segunda-feira, 7 de maio, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais realizou um Arranjo Produtivo de Capacitação para os alunos do curso Técnico em Contabilidade do Senac de Ituiutaba, apresentando a palestra “Registro Empresarial”, ministrada pelo coordenador da unidade Jucemg do município, Aleidson Cinquini.

A Jucemg, é responsável pelo registro público de empresas mercantis e em consonância com as políticas de desenvolvimento social e econômico do Estado, contribui de forma direta para a geração de riqueza e trabalho, fomentando, facilitando e simplificando o registro dos negócios.

Atualmente, com 91 postos de atendimento no Estado, a autarquia, por meio de sua Escola Permanente, criada em março de 2011, tem cada vez m ais promovido ações de aprendizado interativo voltadas para seus agentes multiplicadores, como entidades de classe, prefeituras, órgãos governamentais, estudantes, empreendedores e empresários.

A palestra apresentada aos estudantes do Senac destacou a importância da Jucemg para Minas Gerais e para todo o país, sendo reconhecida nacionalmente com referência nacional, destacando seus serviços prestados à sociedade, além de apresentar o serviço Minas Fácil, criado em 2004 pelo Governo de Minas por meio do Projeto Estruturador Descomplicar, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag.

Executado pela Jucemg em parceria com diversos órgãos (Receita Federal do Brasil – RFB, Secretaria de Estado de Fazenda – SEF/MG, Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMAD, Vigilância Sanitária - VISA, Corpo de Bombeiros Militar – CBMMG e Prefeituras Municipais), o Minas Fácil trouxe um ambiente favorável para a abertura de empresas no Estado, reduzindo significativamente o tempo médio de abertura de empresas em Minas Gerais, evitando a peregrinação do empreendedor por diversos locais, simplificando os procedimentos para abertura e formalização dos negócios, contribuindo notoriamente para o desenvolvimento econômico de Minas e seu consequente desenvolvimento social.

Aleidson Cinquini destaca a importância dos APCs pelo Estado, ressaltando que “o empreendedorismo é um tema cada vez mais forte e presente, devendo ser trabalhado desde cedo, nas escolas, cursos técnicos e nas faculdades”. Ainda segundo o coordenador, após a conclusão do curso, “os futuros profissionais trabalharão diretamente com os temas apresentados, e graças ao serviço Minas Fácil, poderão ter maior controle sobre o andamento dos processos, maior acessibilidade aos serviços da Jucemg, prestando consequentemente, um serviço de maior qualidade a seus clientes”.

Publicado em: 16 de Maio de 2012, há 12 anos.