Governo de Minas firma Acordo de Cooperação Técnica com instituição italiana

Publicado em: 25 de Maio de 2012, há 12 anos.

Para fomentar o desenvolvimento de negócios entre o Estado de Minas Gerais e as empresas italianas, o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), firmou nesta quinta-feira (24/05) um acordo de cooperação técnica com a Società Italiana per Le Imprese all’Estero SpA (SIMEST). A instituição é uma sociedade limitada, controlada pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico da Itália, criada para promover investimentos de empresas italianas no exterior e prestar todo o suporte técnico e financeiro a estes projetos.

O acordo é mais um desdobramento da missão empresarial liderada pelo governador Antonio Anastasia à Itália, que foi realizada em março deste ano. Pelos termos firmados, a SIMEST irá cooperar com o INDI com a oferta de linhas de crédito e serviços financeiros para empresas italianas ou joint ventures entre empresas italianas e brasileiras, a fim de apoiar investimentos em Minas Gerais.

“Os contatos com esta instituição foram iniciados quanto estivemos na Itália, há dois meses. Este acordo será fundamental para solucionar uma das grandes questões apresentadas em negociações com empresas, relativos à disponibilidade de linhas de crédito para o financiamento de projetos”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck.

Segundo o presidente do INDI, José Frederico Álvares, a parceria será mais um instrumento para garantir a atratividade do Estado. “Este acordo vai permitir que empresas italianas, tanto as já instaladas em Minas e que pretendem se expandir, quanto as que querem vir para o Estado, usem os serviços da instituição”, afirmou.

O termo de cooperação técnica foi assinado durante a programação da visita da Missão Italiana ao Brasil. A comitiva que visita a capital mineira integra a maior missão empresarial do ano ao País e é composta por mais de 40 empresários dos setores automotivo e mecânico. A programação da visita contou com a realização do seminário As indústrias mecânica e automobilística: motores de desenvolvimento do Brasil, seguido de rodada de negócios com empresários mineiros, no Hotel Ouro Minas.

Publicado em: 25 de Maio de 2012, há 12 anos.