Três Corações, Itabira e Governador Valadares recebem Arranjos Produtivos de Capacitação

Publicado em: 22 de Junho de 2012, há 12 anos.

Durante esta semana, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais promoveu em três cidades mineiras novos Arranjos Produtivos de Capacitação com o intuito de capacitar empreendedores, empresários, contadores, advogados, administradores, estudantes, usuários de seus serviços e demais interessados sobre formalização e gestão de empresas, onde foi apresentado o serviço Minas Fácil, responsável por desburocratizar o processo de abertura de empresas no Estado.

Localizado no Sul de Minas, e com mais de 3.300 empresas ativas, o município de Três Corações recebeu o APC no dia 20 de junho com a palestra “Registro Empresarial: conhecendo o serviço Minas Fácil”, ministrada pelo técnico de Gestão e Registro Empresarial da Jucemg, Raphael Gomes. O evento capacitou mais de 50 pessoas, e contou também, com a participação do Sebrae que ministrou a palestra “Abri minha empresa, e agora?”, e da Prefeitura Municipal, com o tema “Compras Municipais”.

No dia 21 de junho, foi a vez de Itabira receber a capacitação. A palestra, ministrada pelo técnico de Gestão e Registro Empresarial, Victor Assis, apresentou para o público os serviços prestados pela Junta Comercial, destacando o Minas Fácil e seus benefícios para empresários e contadores, como agilidade na formalização de empresas, entrega da documentação em um único local, redução de custos e maior acessibilidade aos serviços da autarquia. A cidade, localizada no na região central do Estado, conta com mais de 3.700 empresas registradas na Jucemg e recebeu durante o APC, um público superior a 40 pessoas.

De acordo com o relatório de formalização de empresas emitido pela Junta Comercial em maio deste ano, para se abrir um negócio em Belo Horizonte, são necessários cinco dias, enquanto no interior do Estado, o tempo médio é de seis dias.

Os Arranjos Produtivos de Capacitação são realizados pela Escola Permanente da Jucemg em parceria com órgãos governamentais, associações comerciais, entidades de classe, prefeituras municipais e com o Sebrae MG e as atividades acontecem continuamente por todo o Estado.

• Meu 1º Negócio

Entre os dias 19 e 21 de junho, a Jucemg esteve presente no Meu 1º Negócio em Governador Valadares, realizado pelo Sebrae MG, com a palestra “Registro de Empresas”, ministrada pelo supervisor da unidade no município, Bruno Araujo. É a segunda vez que o evento é realizado na cidade, que conta com mais de 13.300 empresas ativas, e neste ano, foram oferecidas mais de 90 atividades, entre palestras, consultorias, oficinas, clínicas tecnológicas e o Cine Sebrae, sobre diversos temas, como abertura de empresa, gestão, marketing, finanças, legislação, recursos humanos e Empreendedor Individual (EI).

O Meu 1º Negócio tem como objetivo, oferecer aos empresários em potencial e empreendedores individuais, acesso aos serviços e produtos que facilitam a abertura, formalização, gestão e o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Além de Governador Valadares, o evento será promovido em Itajubá (de 3 a 5 de julho), Ribeirão das Neves (de 24 a 26 de julho), São Sebastião do Paraíso (de 31 de julho a 2 de agosto), Uberlândia (de 18 a 20 de setembro) e Lavras (de 25 a 29 de setembro). No ano passado, o evento passou por sete cidades e gerou mais de 22 mil capacitações.

Publicado em: 22 de Junho de 2012, há 12 anos.