Novas instalações da Jucemg são inauguradas em Juiz de Fora

Publicado em: 29 de Junho de 2012, há 12 anos.

Na década de 70, um velho sonho das classes empresariais mineiras foi concretizado, quando no governo de Aureliano Chaves, iniciou-se o processo de regionalização da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. Assim, em 6 de abril de 1976, por meio do decreto 17.828, a Jucemg expandiu seu atendimento para a cidade de Juiz de Fora, inaugurando suas instalações em 12 de novembro daquele ano.

Com 36 anos de relevantes serviços prestados à sociedade, a unidade Jucemg | Minas Fácil de Juiz de Fora, ganhou no último dia 28 de junho, novas instalações, dentro de um novo conceito de acessibilidade, que garante mais facilidade aos usuários, sobretudo aos portadores de mobilidade reduzida. A unidade recebeu o nome de “Espaço Presidente Itamar Franco”, em homenagem ao ilustre presidente, senador e governador pelo seu importante legado deixado ao país e contempla rampa de acesso para deficientes, plataforma de acessibilidade (elevador para cadeirantes) e balcão acessível – com altura e padrão. As mudanças estão de acordo com a legislação estadual em vigor sobre as normas de acessibilidade.

Durante a solenidade de instalação da nova unidade, que contou com a presença de representantes do Instituto Itamar Franco, OAB, CRC, CDL, servidores municipais e da autarquia, dentre outros, a presidente da Jucemg, Angela Pace afirmou que no último mês de maio, foram criadas 599 novas empresas no município, destacando que “Juiz de Fora é uma cidade com uma economia pulsante, que gera riqueza e cria trabalho, e ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento de todas as áreas onde a economia se faz presente”. A presidente fez questão de dizer que apesar de ser uma data importante para cidade, era para ela “um dia triste, de saudade do brasileiro que mais amou o país, que mais lutou pelos valores éticos e por uma economia estável, e que em 1994 teve a coragem e a ousadia de assinar o Plano Real”.

Angela Pace, que trabalhou como secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos durante o governo de Itamar Franco destaca que “suas ações foram sempre em defesa de Minas Gerais, especialmente em defesa da Zona da Mata e de Juiz de Fora, cidade que ele resolveu amar e adotar, por saber que esta região dava ao Brasil homens e mulheres que todos têm muito orgulho”.

Com cerca de 500 mil habitantes, o município conta mais de 30.500 empresas ativas registradas na Jucemg e a atividade preponderante da cidade, está no comércio varejista de vestuário e acessórios. Entre os serviços prestados, a unidade oferece registro, alteração e extinção de empresas; emissão de certidões simplificadas, específicas e de inteiro teor, bloqueio de CPF e registro de livros.

A reforma da unidade integra um conjunto de ações da Junta Comercial, que objetiva modernizar seu atendimento e reforçar o compromisso na simplificação, agilidade e redução de custos e tempo do empresário, diretrizes do Projeto Estruturador Descomplicar, gerenciado pela Seplag.

Publicado em: 29 de Junho de 2012, há 12 anos.