Programa dos APCs apresentam soluções para empreendedores de mais quatro municípios mineiros

Publicado em: 31 de Julho de 2012, há 11 anos.

Quatro cidades mineiras receberam na última semana, os Arranjos Produtivos de Capacitação - APCs, realizados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Sebrae MG. Empresários, empreendedores, contadores, estudantes, usuários dos serviços da Jucemg e demais interessados de Ribeirão das Neves e Ubá (24/07), Montes Claros (24 a 26/07) e Uberlândia (26/07) participaram de palestras sobre “Abertura de empresa” e “Como legalizar a sua empresa na Junta Comercial”.

Os APCs levam a toda Minas Gerais informações sobre o registro de novos negócios, onde os participantes podem conhecer questões relativas aos procedimentos e legislação acerca do tema, além de receberem atendimento personalizado. As atividades acontecem nos eventos realizados pelo Sebrae MG e nos que a própria Junta promove, cujo objetivo é levar informações sobre a formalização e gestão de empreendimentos.

Em Ribeirão das Neves, município com mais de 8.600 empresas ativas registradas na Jucemg, o técnico de Gestão e Registro Empresarial, Victor Assis destacou, durante a palestra realizada no “Meu Primeiro Negócio”, que “a Junta Comercial tem como foco principal, o registro de empresas, e que tem cada vez mais favorecido os registros, incentivando a atividade empresarial e garantido celeridade aos processos”, ressaltando a importância da formalização dos novos negócios e os benefícios para as empresas regulares, como o CNPJ, a emissão de nota fiscal, a venda para outras empresas e para o Governo, financiamento e parcelamento das dívidas e competitividade. Durante o evento que durou três dias, foram realizadas mais de 120 atividades, entre elas, o atendimento ao público, realizado pela técnica de Gestão e Registro Empresarial, Joany Tavares.

O “Encontro de Negócios”, realizado em Ubá, contou com palestras sobre abertura de empresas, liderança, atendimento ao cliente, franquia, compras governamentais e nota fiscal eletrônica. A Jucemg esteve representada pelo supervisor da unidade de Juiz Fora, Ricardo Miana, que apresentou a palestra “Como legalizar sua empresa na Junta Comercial”, explicando as quatro etapas para a abertura de um empreendimento – Consulta de Viabilidade, Cadastro Sincronizado da Receita Federal, Módulo Integrador e o registro da documentação, que é feito em tempo recorde no país, com um prazo máximo de até nove dias e entrega da documentação em um só local, agilizando prazos, reduzindo custos e evitando o deslocamento por diversos órgãos.

Maria Regina Pereira, servidora da unidade de Montes Claros, participou dos três dias do “Sebrae em Ação” realizado no município, que conta com quase 18 mil empresas ativas, apresentando para o público, o procedimento para registro de todos os tipos jurídicos, destacando as características da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli, modalidade jurídica que entrou em vigor em janeiro deste ano, e que ainda desperta muitas dúvidas para a comunidade empreendedora e acadêmica. Maria Regina considera os APCs como um “uma oportunidade para profissionais e estudantes conhecerem melhor os serviços prestados pela Jucemg, os canais diretos criados para o rápido atendimento, além de poderem tirar dúvidas frequentes”.

Supervisora da unidade de Uberlândia, Dilvânia Marques Arantes, participou de um encontro em parceria com o Sindicato dos Contabilistas, para promover maior integração entre a Jucemg e os profissionais da área. Com mais de 40 mil empresas ativas na cidade, os contadores puderam tirar diversas dúvidas sobre os serviços da autarquia, especialmente sobre o Módulo Integrador, sistema desenvolvido pela Junta Comercial de Minas, disponível na internet, que integra as informações da Consulta de Viabilidade e do Cadastro Sincronizado, para garantir a uniformidade dos dados.

As atividades dos APCs, realizados pela Escola Permanente da Jucemg, continuam durante o mês de agosto em São Sebastião do Paraíso (01 e 02), Belo Horizonte (08 e 09), Salinas (21), Rio Pardo de Minas (22), Timóteo (28) e Januária (30) e levam para o público presente, a oportunidade de acesso a novos mercados e atrativa programação, com palestras e distribuição de cartilhas para orientação e capacitação empresarial, oferecendo soluções que contribuem para o aprimoramento da gestão de negócios e para a geração de riqueza e trabalho no Estado.

Publicado em: 31 de Julho de 2012, há 11 anos.