Minas Fácil inaugura 21º escritório em Itajubá

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.

Um dos pólos do chamado ‘Vale do Silício Brasileiro’, juntamente com Santa Rita do Sapucaí, a cidade de Itajubá, no sul do Estado, ganha nesta quinta-feira (20 de dezembro) a 21ª unidade do Minas Fácil, programa lançado pelo governador Aécio Neves para simplificar a abertura de empresas.

A solenidade de inauguração será 10 horas, na rua Coronel Francisco Braz, 42, no centro da cidade, com as presenças do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio de Lacerda, da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e do presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Ayres Mascarenhas.

Com cerca de 90 mil habitantes, Itajubá é sede de universidade federal, de empresas do setor de eletrônica e seu distrito industrial abriga fábricas de autopeças, transformadores, ferramentas, armamento bélico e até de helicópteros, a única da América do Sul.

Prazo

O escritório do Minas Fácil, em Itajubá, vai atender também os empresários e empreendedores de municípios vizinhos. Facilitará a abertura e alterações de uma empresa e a meta é “fazer andar os papéis e não as pessoas”.

Em Minas, gasta-se 19 dias para criar uma empresa, considerado o menor tempo do Brasil. A média nacional é de 152 dias. Pelo Minas Fácil, cai para oito dias.

O prazo é reduzido para um dia, quando depende apenas da Junta Comercial e for empresa individual, conforme pesquisa realizada pelo DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Os órgãos envolvidos na abertura de empresa, além da Jucemg, são a Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, INSS, Corpo de Bombeiros e Prefeituras Municipais.

As outras unidades do Minas Fácil estão na sede da Jucemg, avenida Santos Dumont, 380, no centro de Belo Horizonte, e nas cidades de Araguari, Araxá, Betim, Itabira, Ipatinga, Ituiutaba, Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Nova Serrana, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Três Corações, Ubá, Uberlândia e Viçosa.

O primeiro passo do empreendedor, ou seu contador, é acessar o site www.jucemg.mg.gov.br ou procurar um dos escritórios do programa em sua região. É necessário preencher um formulário com informações sobre o empreendimento.

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.