Minas Fácil inaugura escritório em Três Corações

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.

Estabelecemos como meta que o processo de abertura de empresas deve ser realizado num prazo máximo de oito dias corridos. O objetivo é que, em futuro próximo, esse prazo seja de dois dias, colocando Minas nas primeiras posições no ranking mundial”.

A declaração é da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, ao inaugurar nesta terça-feira (18 de dezembro), em solenidade realizada na Câmara Municipal de Três Corações, ‘terra do Rei Pelé’, o 20º escritório do Minas Fácil, programa lançado pelo governador Aécio Neves para simplificar o processo de abertura e alterações de empresas.

Banco Mundial

A secretária lembrou de uma pesquisa do Banco Mundial, em 2006, que, ao comparar os 13 maiores Estados, apontou Minas na primeira posição como o Estado mais fácil para se abrir uma empresa no Brasil.

Renata Vilhena disse ainda que “Pelé é rei porque soube descomplicar o jogo e produzir resultados com seus inesquecíveis gols. Tal como ele fez para o futebol, nós estamos empenhados em fazer para o ambiente de negócios, com a simplificação das relações entre o Estado e as empresas”.

O presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Ayres Mascarenhas, falou da importância de Três Corações, no sul do Estado, por ser a terra do Rei Pelé, “o embaixador do Brasil que leva mensagens do esporte e da paz para todos os países que visita”.

Ayres Mascarenhas disse que, à Junta Comercial, foi delegada, por lei, a função de ser a operadora do programa. O empresário dá entrada dos seus papéis neste escritório e aqui acompanha o andamento do processo. “Andam os papéis e não as pessoas. E que sejam sempre menos papéis!”

Todos os assuntos referentes à abertura e alterações de empresas na região, inclusive cidades do Circuito das Águas, poderão ser resolvidos no escritório de Três Corações. Não será preciso ir a Belo Horizonte. Estarão lotados nesse escritório, localizado na Praça da Matriz, funcionários da Jucemg, Secretaria de Estado de Fazenda, Sebrae, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal, treinados para orientarem os empresários e empreendedores da região.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Corações, Paulo Henrique Pereira, informou que o município conta com 380 empresas associadas, sendo 15 instaladas no Parque Industrial. A cidade é sede também da Universidade do Vale do Rio Verde. As outras riquezas do município são café, milho e leite. Paulo Henrique anunciou a reconstrução da casa, onde nasceu o Rei Pelé, “para fazer do turismo outra fonte de renda do município”.

Participaram também da inauguração do Minas Fácil, em Três Corações, o vice-prefeito Edson Chiba, representando o prefeito José Roberto de Paiva Gomes, o ‘Gordo Dentista’; o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Roberto Pulga Vilela; o general Celso Tiago, comandante da ESA – Escola de Sargentos das Armas do Exército; o diretor de Projetos da Junta Comercial, Marcelo de Souza e Silva; além de representantes do Corpo de Bombeiros, da Universidade do Vale do Rio Verde e de outras instituições.

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.