Escola Permanente da Jucemg segue com programa dos APCs por diversos municípios mineiros

Publicado em: 3 de Outubro de 2012, há 11 anos.

Fomentar o crescimento das empresas mineiras, contribuindo para a geração de riqueza e trabalho no Estado, é um dos objetivos da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, que por meio de sua Escola Permanente, tem realizado continuamente o programa dos Arranjos Produtivos de Capacitação.

Nas duas últimas semanas de setembro, as atividades que ampliam o acesso à informação sobre registro, formalização e gestão de empresas, foram realizadas na capital e em Brasília de Minas (20/09), Bocaiúva (21/09) – durante o Sebrae em Ação realizado no município, Chapada Gaúcha (25/09), Buritis (26/09) e Pirapora (27/09), destinadas a empresários, empreendedores, contadores, estudantes e demais interessados sobre os serviços e as inovações da autarquia.

Nas atividades realizadas no interior do Estado, o técnico de Gestão e Registro Empresarial da Jucemg, Moacir Teixeira, mostrou como o serviço Minas Fácil transformou processos lentos e complexos em ações simples e rápidas, interligando os principais órgãos públicos envolvidos na abertura de novos negócios e evitando a peregrinação do empreendedor por diversos locais. Moacir apresentou ainda, as quatro etapas do processo de abertura de empresas (disponível no link http://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/servicos+atendimento-simplificado), que em Minas Gerais, é realizado em até nove dias – menor média dentre todos os Estados brasileiros. Para os empresários interessados em melhorar a gestão de seus empreendimentos, consultores do Sebrae MG apresentaram a palestra “Abri minha empresa. E agora?”, dicas de como compensar o investimento, melhorar resultados e obter sucesso, evitando a mortandade dos negócios nos primeiros anos de existência.

Na capital, outras duas atividades dos APCs foram realizadas. No dia 21, estudantes de Direito da Faculdade de Sabará foram recebidos no auditório da Jucemg pelo analista de Gestão e Registro Empresarial, Vinícius Mourão, que ministrou palestra sobre “Registro Empresarial”, e em seguida foram guiados pelo técnico de Gestão e Registro Empresarial, Raphael Gomes, pelos setores em que percorrem os processos até a aprovação do documento. Fechando as atividades do mês, no dia 27, o gerente de Tecnologia da Informação e Conhecimento, Felipe Almeida, esteve presente na Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais – Fecon MG, apresentando a palestra “Modernização e Tecnologia na Jucemg”. O gerente destacou que “a autarquia investe constantemente em novas soluções tecnológicas, prestando cada vez mais, serviços pela internet, como as certidões Simplificada e de Inteiro Teor, a Ficha Cadastral, o SPED Contábil e o registro das sociedades anônimas”, além de ampliar o atendimento junto aos seus usuários, através dos serviços prestados pelo call center e pelo chat on line.

As atividades dos Arranjos Produtivos de Capacitação seguem durante o mês de outubro, e a agenda com a programação completa está disponível no link http://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/institucional+agenda-apcs.
 

Publicado em: 3 de Outubro de 2012, há 11 anos.