Mais de 2.800 empreendedores recebem capacitação da Jucemg durante o ano de 2012

Publicado em: 17 de Dezembro de 2012, há 11 anos.

Itamarandiba (22/11), Itaúna (26/11), Muzambinho (27/11), Uberlândia (04/12) e Belo Horizonte (19/12) foram as últimas cidades mineiras que receberam neste ano as atividades dos Arranjos Produtivos de Capacitação – APCs. Destinados à comunidade empresarial e acadêmica, os APCs tiveram início em 2011, e desde então, seguem levando conhecimento para empreendedores, empresários, advogados, administradores, contabilistas, contadores, estudantes, usuários dos serviços da Jucemg e à sociedade de modo geral, sobre os mais diversos temas relativos à autarquia.

Entre os assuntos mais abordados durante os eventos de capacitação, estão o serviço Minas Fácil, responsável pela simplificação dos processos para abertura de novos negócios no Estado; as quatro etapas para se abrir uma empresa em tempo recorde no país: Consulta de Viabilidade, Cadastro Sincronizado da Receita Federal, Módulo Integrador e o registro da documentação em uma das 91 unidades da Jucemg na capital e no interior; a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) – novo tipo jurídico que entrou em vigor em janeiro deste ano; o arquivamento de atos de alteração e extinção de empresas; a autenticação dos livros mercantis; a emissão de certidões; a matrícula de tradutores e leiloeiros públicos e o bloqueio de CPF em caso de furto, roubo ou extravio do documento.

O Projeto Integrar, o processo de certificação ISO 9001/2008, a Educação a Distância, a realização de fóruns virtuais sobre os assuntos referentes ao registro empresarial e os serviços de call center e atendimento on line também são apresentados durante os APCs, reforçando as inúmeras iniciativas de desburocratização e modernização que fazem da Jucemg, referência nacional para todo o país.

Ao longo do ano, foram realizados 82 eventos em 60 municípios mineiros, capacitando mais de 2.800 pessoas. Para a presidente da Jucemg, Angela Pace, “o sucesso dos Arranjos Produtivos de Capacitação se confirmam pelo aumento constante de empreendedores no Estado e servem para desmistificar as dificuldades relativas ao registro empresarial”. Através dos APCs, iniciativa pioneira no Brasil, e do apoio dos parceiros envolvidos – Sebrae MG, entidades de classe e prefeituras municipais, a Jucemg quer transformar Minas Gerais em um Estado mais empreendedor, por saber comprovadamente, que o empreendedorismo vem se mostrando cada vez mais uma ferramenta para o crescimento econômico de Minas e do país.

Baseada no número expressivo de participantes presentes nos APCs de 2012, Angela Pace destaca que “o crescimento do interesse e da motivação dos empreendedores e empresários em tornar realidade o sonho de abrir uma empresa, está associado ao crescimento da economia, que contribui diretamente para a geração de riqueza e trabalho em Minas Gerais”.

As atividades dos Arranjos Produtivos de Capacitação voltam em 2013, preparando novos empresários e empreendedores com as melhores práticas e ferramentas de gestão de empresas, além de orientar e informar de maneira clara e simplificada os procedimentos para o registro dos atos empresariais, contribuindo assim, para um melhor entendimento de seus usuários e maior qualidade de seus serviços prestados.

Publicado em: 17 de Dezembro de 2012, há 11 anos.