Prazo para recadastramento das sociedades Cooperativas de Minas Gerais é prorrogado

Publicado em: 10 de Abril de 2013, há 11 anos.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais prorrogou até o dia 1º de julho o prazo para o recadastramento de todas as sociedades Cooperativas do Estado, considerando o artigo 9º, inciso XV do Decreto nº 45.790 de 1º de dezembro de 2011 e ainda o art. 3º do Decreto Nº 46.121, de 2 de janeiro de 2013. O procedimento gratuito tem como objetivo atualizar o banco de dados dessas sociedades e deve ser realizado pelas Cooperativas já registradas na Jucemg, assim como aquelas cujo ato de constituição tenha sido arquivado nos cartórios de registro civil das pessoas jurídicas do Estado, após a transferência de registro para a autarquia. As Cooperativas com sede em outra unidade da federação com filiais registradas no Estado, bem como Cooperativas que pleitearam em Minas a proteção de seu nome cooperativo, também deverão ser recadastradas.

Desde janeiro deste ano, quando o Decreto entrou em vigor, mais de 190 Cooperativas se recadastraram e 70 processos estão em tramitação na Jucemg. Atualmente, a Junta Comercial de Minas Gerais conta com 3.745 Cooperativas em atividade no Estado.

» Procedimento:

- Para as cooperativas já arquivadas na autarquia, o formulário de recadastramento está disponível no portal de serviços da Junta Comercial (www.jucemg.mg.gov.br), sistema Módulo Integrador, opção recadastramento.

- As sociedades cooperativas, com registro em cartório, somente procederão ao recadastramento utilizando o formulário após a transferência da documentação pelos cartórios de registro civil das pessoas jurídicas do Estado e arquivamento destes atos pela Jucemg (nos termos do Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 3 de outubro de 2011, entre a Junta Comercial e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais) .

O formulário de recadastramento, após preenchido e impresso no Módulo Integrador, deverá ser assinado por todos os administradores da cooperativa -, devendo ser apresentado juntamente com a capa de processo/requerimento assinada pelo representante legal da cooperativa e o check list, formulários gerados também pelo Módulo Integrador, bem como a cópia autenticada da identidade do signatário da capa - ao setor de Protocolo da nova sede da Jucemg, em Belo Horizonte (Rua Sergipe, 64 – Centro), ou em uma das 90 unidades da autarquia no interior (ver a relação no site: http://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/institucional+unidades-de-atendimento), ou na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, mediante o envio de Sedex ou carta registrada com aviso de recebimento - AR, à sede da Junta Comercial, no endereço acima citado, dirigido à Diretoria de Registro Empresarial. Após protocolo do formulário de recadastramento este será analisado, arquivado e as informações nele coletadas serão averbadas à margem do respectivo registro constante do Cadastro Estadual de Empresas - CEE da Jucemg.
 

Publicado em: 10 de Abril de 2013, há 11 anos.